A CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pela operação e manutenção do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, intensificou ainda mais os protocolos de higiene nos trens, visando a segurança e proteção dos seus clientes e colaboradores. Além da limpeza manual, que já havia sido reforçada, os trens agora passam, internamente, por um processo de nebulização de névoa seca.

O produto sanitizante aplicado conta com aprovação da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e, comprovadamente, não oferece risco à saúde humana nem ao meio ambiente. Foi desenvolvido especificamente para eliminar fungos, bactérias, germes e vírus, incluindo o coronavírus. Sua eficácia é atestada pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Uma vez lançado no ar, atinge toda a superfície e se mantém por até 72 horas atuando contra os microrganismos, embora sua névoa se dissipe em poucos minutos. Para maior segurança dos clientes, o produto é aplicado diariamente nos trens. O procedimento é feito após o recolhimento do trem ao pátio ou em áreas de plataforma.

“Essa é mais uma medida pensada para garantir a segurança de clientes durante a locomoção e colaboradores em sua jornada. A rapidez e eficiência na sua utilização, além do fato de atingir locais que uma limpeza manual não alcança, são as principais vantagens do novo sistema de sanitização. Ele vem se juntar a outras medidas de prevenção no combate ao coronavírus e não elimina o uso de máscaras, obrigatório nos transportes públicos”, destaca Leonardo Balbino, Gerente de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia.

Outras medidas contra o Coronavírus

Desde março de 2020, a CCR Metrô Bahia vem atuando no combate à Covid-19 e adotou estratégias como intensificação de limpeza de trens e áreas comuns como corrimãos de escadas rolantes e fixas, linhas de bloqueios, elevadores, bilheterias e máquinas de autoatendimento, com produto específico para desinfecção, além do álcool gel 70%, reposição contínua de sabonetes líquidos em todas as estações de metrô e terminais de ônibus administrados pela concessionária – todos esses espaços possuem banheiros com pia para higienização correta das mãos – e dispensers de álcool em gel nas áreas de acessos. Além dessas ações, a concessionária criou avisos sonoros especiais para orientar os clientes sobre a necessidade de evitar aglomerações, com reforço realizado pelos Agentes de Atendimento e Segurança; organização de fluxo nas filas dos terminais de ônibus com adesivos de chão que recomendam a distância segura; e colocou banners informativos nos acessos às estações sobre a obrigatoriedade das máscaras, além de desenvolver e apoiar campanhas de conscientização sobre a doença utilizando recursos como banners, TV Trem e Mub Digital. Outra estratégia é a verificação contínua e regular da taxa de ocupação de cada trem durante toda a operação para que seja realizada a adequação da oferta, em função da demanda. Ou seja, quando é identificado aumento da demanda, mais trens são programados para entrarem em operação, imediatamente.

Todas as ações estão em sintonia com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde, secretarias estaduais de saúde, Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANP Trilhos) e Programa de Prevenção e Controle do Coronavírus do Grupo CCR para o enfrentamento à Covid-19. A concessionária também participa do Comitê Estratégico da ANP Trilhos, que vem realizando o monitoramento constante, alinhamento e harmonização das medidas tomadas, bem como medidas em casos de contingência, e atua em consonância com outros sistemas metroviários do país. A CCR Metrô Bahia trabalha para a manutenção dos seus serviços a fim de garantir transporte público de qualidade e com segurança para quem necessita se deslocar durante a pandemia e ratifica o seu compromisso com a prevenção da Covid-19, e busca cuidar das vidas seguindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Grupo CCR.