Mais de três meses se passaram desde que a pandemia do coronavírus se apresentou no território do município de Ilhéus. De lá pra cá, muitas lutas, ações preventivas e de restrição realizadas pela Prefeitura de Ilhéus. Confira as principais contra esse inimigo invisível que impactou o mundo inteiro.

Ainda no mês de janeiro, Ilhéus saiu na frente quando por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu cinco novos respiradores e reformou outros cinco, com recursos do município. Novos leitos de UTI para o Hospital Regional Costa do Cacau, o Hospital de Ilhéus e o Hospital Vida Memorial foram contratualizados junto a Sesab. Hoje, Ilhéus é a cidade do interior com o maior número de leitos Covid-19, 104 ao todo. São 55 Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) e 49 leitos clínicos específicos para o tratamento de pacientes infectados.

.
..
.
..

Antes da confirmação do primeiro caso, o Gabinete de Crise, composto por seguimentos sociais e do poder público, decretou o isolamento social com o fechamento de atividades comerciais e bancárias, de escolas, igrejas e templos, sendo permitido apenas o funcionamento dos estabelecimentos considerados essenciais. O transporte público também foi totalmente suspenso. Um plano de contingenciamento à Covid-19 foi estruturado, assim como um plano de retomada do crescimento econômico com 4 quatro etapas para a flexibilização gradativa do comércio.

.
visita
covid
Busca ativa

O primeiro hospital de campanha no interior da Bahia foi implantado em Ilhéus no Centro de Atendimento Covid-19 em parceria com o governo do Estado, no Centro de Convenções. Desde o primeiro caso confirmado, uma central telefônica Covid-19 funciona para o atendimento, triagem, orientação e acompanhamento dos usuários.

..

A busca ativa de pacientes infectados pelo coronavírus em bairros da cidade, inclusive no comércio com abordagem de 7.406 pessoas somente no centro, também é destaque nas ações, com 24.743 imóveis visitados ao todo em diversos bairros até o momento pela Vigilância Epidemiológica, com medidas educativas e de sensibilização da comunidade para a prevenção. Já a Vigilância Sanitária tem realizado inspeções nos estabelecimentos autorizados a funcionar nesse período de pandemia, com medidas de orientação e verificação de denúncias.

.

Outra medida fundamental foi a estruturação de um Abrigo para pessoas vulneráveis socioeconomicamente infectadas pelo coronavírus, no Hotel Mamoan. No setor social, centenas de cestas básicas tem sido doadas pela Prefeitura às pessoas em situação de pobreza, assim como máscaras de proteção. Já na educação, mais de 20 mil alunos receberam os kits alimentação que a Prefeitura destinou para a garantia nutricional e alimentar do alunado.

Com a melhor avaliação pelo Instituto Nossa Ilhéus do nível de transparência das contratações emergenciais no combate à Covid-19, liderando o ranking dos 26 municípios que compõem o Território de Identidade Litoral Sul da Bahia, Ilhéus também adotou medidas tributárias excepcionais para amortecer os impactos econômicos no bolso dos contribuintes, com a suspensão e prorrogação dos prazos de pagamentos.

O Disk-Denúncia também foi criado para apurar aglomerações. Assim como a Saúde, a Secretaria de Meio Ambiente tem realizado um papel significativo no cumprimento das medidas restritivas e fiscalização junto aos estabelecimentos. Equipes de fiscais contam com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ilhéus.

..
..

Ações de desinfecção e higiene de espaços públicos e locais com grande circulação de pessoas têm sido realizadas constantemente pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, para a salubridade, promoção de saúde e proteção da população.

No presente momento, continuam fechadas as escolas e demais instituições de ensino. 50% da frota de ônibus funciona e o uso de máscaras de proteção permanece obrigatório por todas as pessoas, assim como o fornecimento e fiscalização pelo empregador e uso pelos funcionários de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A Prefeitura de Ilhéus tem trabalhado firme no combate ao coronavírus, para promover mais saúde e o bem para a cidade