A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação de Ilhéus realiza diariamente o cadastramento e atualização do cartão de identificação de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Para realizar o procedimento é necessário apresentar CPF, RG ou Certidão de Nascimento, além do comprovante de residência atualizado, na sede do órgão, situada à Avenida Antônio Carlos Magalhães, 209 – Malhado, de segunda a sexta-feira, das 7 às 12h e das 13 às 17h. O cartão SUS é entregue na hora.

O órgão informa que o cadastro é primordial para que o Município obtenha recursos, uma vez que verba do SUS será calculada sobre o número de inscritos no sistema. Contudo, a porcentagem de brasileiros inscritos não chega a 40%, tornando-se um dado preocupante em relação ao gerenciamento do repasse feito à saúde. Para evitar cortes no SUS, a população deve realizar o cadastro. Essa solicitação também é válida para usuários que possuem plano de saúde.

As instruções para o cadastro gratuito estão disponíveis no site: https://cartaodosus.info/cadastro-sus/. Mais informações: (73) 3234-2023.