Uma cepa do vírus “mosaico do cacau” foi identificada em amostras de plantas de cacau na região sul da Bahia. A informação foi confirmada pela Comissão Executiva Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), depois de testes realizados fora do Brasil.

Segundo a Ceplac, a praga causou sérios danos econômicos na cultura de cacau de outros países, o que deixa produtores da região sul baiana preocupados.

A Ceplac disse que teve contato com um estudo, feito por uma multinacional, que identificou o vírus em propriedades do Extremo Sul em 2018. O resultado da pesquisa foi publicado em 2021. No entanto, nenhum alerta foi dado aos órgãos de defesa sanitária.

O “mosaico do cacau” é uma praga que causa sérios danos econômicos na cultura de cacau na África Ocidental. Possui numerosos variantes que apresentam sintomas distintos, e um número restrito de hospedeiros, sendo transmitido por 14 espécies de cochonilhas que retêm o vírus por algumas horas.

No caso deste vírus já identificado nas lavouras da Bahia, os pesquisadores acreditam que seja uma variante menos agressiva do que as registradas na América Central, por exemplo.

Estudos sobre o vírus serão aprofundados para determinar a extensão dos danos que essa praga pode causar, mesmo sabendo que ela é menos agressiva que as variantes presentes em outras partes do mundo.