Em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) organizou uma ação educativa voltada à campanha de combate às LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo) e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

A ação aconteceu nesta segunda-feira (26), na Policlínica Municipal de Saúde Halil Medauar e reuniu 70 pacientes, incluindo trabalhadores atendidos na unidade. Também foram oferecidos os serviços de multivacinação; aferição de PA; aferição de glicemia; distribuição de material educativo e palestras. A atividade representa um chamado para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros.

LER; DORT; SESAU; CEREST

Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites (do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.

“As equipes realizaram orientações quanto aos riscos e formas de prevenção às LER/DORT, com participação das fisioterapeutas Maria Marta e Karla Gresik. Foi explanado pelas palestrantes que essas doenças na maioria das vezes estão relacionadas ao trabalho exercido e podem prejudicar a produtividade laboral, a participação na força de trabalho e o comprometimento financeiro do trabalhador. Além disso, são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho”, explicou Fernanda Jovita, coordenadora do CEREST.

LER; DORT; SESAU; CEREST

A iniciativa objetiva ainda sensibilizar os empregadores em adotar medidas preventivas nos ambientes de trabalho, proporcionando o máximo de conforto e segurança para um desempenho eficiente e adequado do trabalho. Algumas ações individuais dos empregados/ trabalhadores também fazem a diferença.

– Manter sempre uma postura apropriada durante o horário de trabalho, com as costas eretas e bem apoiadas no encosto da cadeira;

– Fazer pausas e alongamentos a cada 60 minutos;

– Respeitar os limites do corpo;

– Utilizar apoios ergonômicos para os punhos e pés durante a utilização do computador;

– Manter o monitor na altura dos olhos para não ter que forçar o pescoço para baixo;

– Utilizar cintas e outros acessórios de proteção fornecidos pela empresa ao executar tarefas que exigem força física;

– Praticar exercícios físicos regularmente;

– Manter um estilo de vida saudável.

O Dia Mundial de Combate às LER/Dort é celebrado em 28 de fevereiro. A data nos convida à reflexão sobre ocorrências de adoecimento que há muito tempo estão presentes no mundo do trabalho.

LER; DORT; SESAU; CEREST

por Sucom