A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1514/19, que determina que bancos tenham quadro de vigilantes com, no mínimo, 20% de mulheres.

Apresentado pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (REPUBLICANOS-DF), o projeto insere a norma na Lei 7.102/83, que trata da segurança dos estabelecimentos financeiros. A ideia é facilitar a inserção de mulheres nesse mercado de trabalho.

Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Aline Gurgel: ” atividade de segurança privada constantemente se depara com situações em que a presença da vigilante do sexo feminino é essencial”

O parecer da relatora, deputada Aline Gurgel (REPUBLICANOS-AP), foi favorável à proposta. “A atividade de segurança privada constantemente se depara com situações em que a presença da vigilante do sexo feminino é essencial, a fim de proceder a uma revista pessoal ou mesmo nos pertences das mulheres, evitando constrangimentos indevidos caso fosse um homem a realizá-la”, avaliou.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.