“Não vou pôr ainda para carregar, pois tenho muita bateria” e “não deixe carregando a noite inteira” estão entre as frases ouvidas sobre a carga de celulares. O que é verdade e o que é mito? O temido efeito memória, que afetava as baterias dos primeiros celulares, continua em nossa memória (analógica), mas já não afeta os aparelhos modernos.

Aquele efeito obrigava o usuário a completar os ciclos de carga –ou seja, garantir que a bateria estivesse totalmente descarregada antes de voltar a ser carregada-, mas isso não é mais necessário. Na verdade, não é recomendado. Como é possível otimizar a vida da bateria? Veja!

Não deixar que se descarregue totalmente
Se com o efeito memória era preciso descarregar por completo a bateria para voltar a carregá-la, com as novas baterias de íons de lítio o ideal é manter sempre um nível de carga. A Samsung recomenda não deixar que a bateria fique abaixo de 20%. Já a Apple simplifica mais ainda o processo de carga, acalmando o usuário: recomenda que a carga seja feita quando quiser.

Carregar a noite inteira
Não há problema em deixar o celular carregando a noite toda, porque os smartphones modernos interrompem o processo de carga quando a bateria está cheia, e a eventual deterioração seria insignificante em relação à vida útil da bateria.

A última versão do sistema operacional
É a primeira recomendação feita pela Apple aos usuários de iPhone para otimizar o desempenho das baterias: é preciso ter instalada a versão mais recente do sistema operacional.

Usar o carregador oficial
Trata-se de um dos avisos mais frequentes dos fabricantes de celulares: a importância de usar carregadores oficiais.

Muito cuidado com o calor
Temperaturas extremas são a principal causa de deterioração prematura das baterias de íons de lítio, e por isso os fabricantes alertam os usuários sobre os riscos de deixar o celular no porta-luvas do carro no verão ou não cobrir o aparelho na praia, por exemplo.

Cuidado com as capas ao carregar
Isso tem relação com o item anterior. Os modelos vendidos pelo próprio fabricante são projetados para deixar livres as vias de dissipação de calor, mas capas de baixo custo podem cobrir áreas críticas do aparelho e elevar perigosamente sua temperatura no processo de recarga.