Proprietários de casas para alugar em Salvador têm um grande desafio em mãos: mostrar para os interessados em viver de aluguel que seu imóvel é mais interessante que outros disponíveis no mercado pelo mesmo valor e vale a pena alugar.

Quem está em busca de uma casa ou apartamento sempre irá fazer uma boa pesquisa e dificilmente concorda em viver em um local que não oferece o mínimo de condições. E mais, mesmo que o aluguel seja baixo, se o imóvel parece abandonado, é bem provável que o interessado parta para a próxima opção.

Essa questão se tornar ainda mais importante quando o valor do aluguel é mais alto. É preciso mostrar que aquele espaço é atraente e que o preço pago para viver ali será recompensador.

A falta de cuidado acaba por desvalorizar o imóvel, mesmo aqueles que estão para alugar, pois o futuro locatário sabe que terá que assumir responsabilidades que vão além do aluguel, no caso, as reformas que vão garantir que ele tenha o mínimo de conforto naquela casa.

Assim, antes de colocar o imóvel no mercado e anunciar que está alugando, é indicado fazer a manutenção correta e se focar em aspectos indispensáveis, como:

Telhado

Quando falamos de casas, o dono do imóvel precisa se preocupar com as condições do telhado. Há goteiras? Telhas quebradas? O ideal é fazer essa reforma antes de receber um inquilino. Se, após uma chuva forte, forem identificadas goteiras, o locatário pode cobrar a resolução do problema e um desconto no aluguel.

Arrumando o telhado antes de permitir que alguém passe a usar o imóvel garante que você possa cobrar um pouco mais no aluguel. É um investimento que pode ser apresentado como um motivo a mais para a pessoa optar pela sua casa: acabou de ser reformada e está como nova.

Parte hidráulica

Caixa d´água, canos, torneiras, chuveiros. Tudo que envolve a parte hidráulica deve passar por uma revisão. Mesmo que não estejam quebrados, se já apresentam algum sinal de desgaste, vale a pena trocar.

Até porque se o inquilino entra na casa e, por exemplo, uma torneira quebra assim que ele chega, pode cobrar do proprietário o conserto (ou pedir um desconto no aluguel).

Principalmente porque esta pessoa vai querer uma vistoria no imóvel antes de se mudar, para garantir que tudo estava em um estado “x” no momento em que entrou na casa ou apartamento.

Parte elétrica

A parte elétrica chega a ser mais importante que a hidráulica, afinal, fios muito antigos e expostos podem ser um risco para incêndios. Pode ser revisada junto com a hidráulica da casa e, se necessário devem ser feitas trocas.

No caso dos apartamentos, são considerados os interruptores, as lâmpadas e tomadas. Já nas casas, a fiação externa e interna e o medidor de energia também precisam ser verificados e trocados.

Correção de rachaduras e infiltrações

Rachaduras e infiltrações podem ser um risco para a estrutura do imóvel. No caso dos apartamentos, pode ser necessário acionar o síndico, para verificar se o problema está somente no seu imóvel ou é consequência de algo que acontece em outro piso (o andar de cima, por exemplo).

Nas casas também é importante corrigir o problema, mas você já sabe que ele não tem influência de outro imóvel.

Pintura de paredes

A pintura das paredes é indicada para dar um ar de novo para o espaço. Você mostra que o imóvel está bem cuidado. Pode apostar em cores mais neutras, como os tons pastéis ou o próprio branco.

Mesmo que você permita que o inquilino altere isso depois, com papel de parede ou uma nova pintura, quando for apresentar o imóvel aposte em uma boa mão de tinta para renovar o ambiente.

Limpeza ou alteração do piso

O piso também precisa de manutenção, seja para fazer o aluguel de apartamento em Salvador ou de uma casa. Pode ser necessário remover o carpete, trocar os tacos ou a madeira e até o porcelanato.

A limpeza também ajuda a melhorar o aspecto do piso, mas se você notou que em algum cômodo a troca é a única solução, faça isso e renove o espaço.

Grama aparada

Um imóvel com aparência de abandonado não irá convencer o inquilino a pagar para viver ali. Mesmo que o preço do aluguel não esteja tão alto. Então, se é uma casa, além do imóvel em si é preciso cuidar também do terreno.

Mesmo que não existam árvores plantadas, a grama deve estar sempre aparada e a terra bem cuidada. Enquanto não aluga a casa, visite o local com certa frequência e veja se não é momento de dar uma geral no jardim.

Muros e portões

Muros e portões também precisam passar por manutenção. Mantenha-os com uma pintura recente e se houver sinal de ferrugem (no caso do portão) considere a troca.

Você optou pelo portão elétrico? Veja se o motor está funcionando bem antes de colocar a casa para alugar.

Piscinas limpas

Casas com piscina exigem um pouco mais do proprietário antes mesmo de ele colocar o imóvel para alugar. Se o clima estiver mais gelado ou a cidade viver um período de estiagem, o ideal é esvaziar a piscina e mantê-la limpa.

Quem vai alugar a casa precisa encontrar um ambiente confortável e saber que não terá que lidar com a limpeza de uma piscina. Manter esse espaço de lazer limpo também é importante para evitar a água parada.

Esteja aberto a negociar

Tomar todos os cuidados relativos à manutenção pode sim ajudar você a alugar seu imóvel mais rapidamente. Ainda assim, não é uma garantia de que o interessado vá concordar com o valor do aluguel.

Manter o imóvel com boa aparência ajuda a atrair mais interessados, mas você precisa estar preparado para negociar o valor cobrado pelo aluguel.

Se você pretende alugar uma casa ou apartamento, não deixe de verificar tudo que foi citado acima. Mantendo o imóvel em boas condições, suas chances de conquistar um inquilino mais rapidamente são bem maiores.

Além disso, provavelmente você conseguirá manter o valor de aluguel que havia proposto, não sendo necessário ceder tanto neste preço.