Desenvolver a cultura em Ilhéus, valorizar os talentos da terra e criar espaços para que as crianças, jovens, adultos e idosos possam praticar, apresentar e ensaiar suas produções artísticas, incentivar a cultura nos bairros, vilas, distritos e povoados, além de desenvolver ações conjuntas entre arte e educação. Esse são alguns dos projetos apresentados pela candidata a prefeita de Ilhéus pelo Partido dos Trabahadores, Professora Carmelita, durante a Mesa Redonda realizada na noite desta quinta-feira, no Teatro Municipal de Ilhéus, promovida pelo Conselho Municipal de Cultura e Academia de Letras.

Professora Carmelita fez questão de colocar que vai trabalhar muito pela cultura da cidade. “Vou revolucionar o trato com a cultura, levar a história real de Ilhéus às escolas municipais, mas também investir no Museu Aberto Jorge Amado, aderir ao programa estadual Escolas Culturais, aprovar o Plano Municipal de Cultura e colocar em funcionamento o Sistema Municipal de Cultura”, explicou. A candidata a prefeita de Ilhéus disse ainda que, através de editais, vai fomentar a diversidade de manifestações culturais e assim permitir e incentivar a produção teatral, de dança, de música, de literatura e das mais diversas artes com o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

Alem de todos os projetos voltados para a cultura, Professora Carmelita disse ainda que vai, principalmente, ouvir a comunidade artística e dar acento a ela na própria gestão do setor. “Aliado a tudo isso, vou construir dois Centros de Culturas em bairros, porque entendo que valorizar a cultura é valorizar o cidadão da minha terra”, explicou. Professora Carmelita também respondeu perguntas sobre a valorização econômica da produção artística da cidade, garatindo renda e o reconhecimento dos artistas, e também sobre a reativação da memorial da cultura indígena, preservando a história, difundindo a rica cultura e reconhecendo a contribuição dos índios nas mais diversas áreas.