Em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, na manhã da última terça-feira, 27, o Congresso Nacional homenageou os 40 anos da Igreja Universal do Reino de Deus, fundada no dia 9 de julho de 1977, pelo bispo Edir Macedo. A cerimônia foi proposta pelo deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) e pelo senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

A Igreja Universal está presente hoje em quase 200 países. Segundo a instituição, são cerca de 8 milhões de fiéis no Brasil e 6 milhões nos demais países.

Para o deputado federal Márcio Marinho, bispo da instituição há 18 anos, a homenagem foi um reconhecimento pelo trabalho realizado. “Sempre com o objetivo e o desejo de ajudar as pessoas que vivem à margem da sociedade, pessoas com suas vidas destruídas, com seus lares destruídos, pessoas que muitas vezes pelos fracassos da vida acabaram se entregando à bebida e às drogas e hoje as pessoas são transformadas. São 40 anos de resultados positivos na vida das pessoas”, disse.

O bispo Domingos Sequeira, bispo da IURD, representou o bispo Edir Macedo no evento e falou um pouco da instituição.

— ­Nós, da Igreja Universal do Reino de Deus, estamos vendo nessa cerimônia um reconhecimento dos representantes do povo brasileiro, que são os deputados e senadores, pelo trabalho árduo e o trabalho tão importante que a Igreja Universal tem realizado em todo o país e em todo o mundo. Não apenas na parte espiritual, recuperando pessoas que têm tido suas vidas transformadas pela Palavra de Deus, mas também unindo a esse trabalho espiritual, o trabalho social que também é realizado pela Universal.

O Senador Eduardo Lopes, também autor do requerimento para homenagem, falou de sua alegria com a proposta.

— São tantas as histórias de vidas transformadas na Igreja Universal do Reino de Deus, inclusive a minha própria, então, por isso, eu vi a grande chance de homenagear com essa sessão solene. E 40 anos é um número especial, 40 anos mostra a solidificação, o alicerce que tem essa instituição, essa igreja, que é a Igreja Universal do Reino de Deus. Com muita alegria, eu fiz o requerimento com o deputado Marcio Marinho, exatamente pelo reconhecimento desse trabalho maravilhoso.

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), também compareceu ao evento e cantou a música Perfume Universal, de sua autoria, em homenagem.