Em homenagem ao dia internacional da mulher, a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou uma sessão especial com o tema “mulher não combina com morte”. O presidente da Casa, Jerbson Moraes, abriu os trabalhos e transmitiu para a vereadora Enilda Mendonça, a condução da sessão, que contou com a presença de diversas autoridades e representantes mulheres, dentre elas, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Soane Galvão, quem representou o poder executivo e abriu os pronunciamentos. Compôs também a mesa a vereadora Ivete Maria, a representante da Defensoria Pública, Mariza Batista, e a representante do Comando de Policiamento da Região Sul (CPRS) e Ronda Maria da Penha, a Tenente Nalygia Feitosa.

Liderança feminina que tem crescido no Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, Soane Galvão, em sua fala, contou, em plenária, um pouco da sua história, rechaçou a cultura do julgamento à mulher ao comentar o recente vazamento do áudio do parlamentar Arthur do Val, e exortou as mulheres a irem além do pedido de respeito. “Quando eu nasci, sofri as consequências de separação da minha mãe, pela falta de saúde pública da mulher, pois minha mãe teve uma hemorragia, e, por isso, fui viver na casa de meus avós, que tinham 11 filhos. Lá, eu morei até os 13 anos de idade, em uma época onde meninas e mulheres trabalhavam em casa e lutavam para comer. Minha avó, foi uma guerreira”, contou. Após estudar em escolas públicas, Soane disse que lutou por uma formação se tornando sacoleira, pois assim poderia sobreviver e conseguir cursar a faculdade de direito, realizar o sonho de uma educação superior, sonho de muitas mulheres baianas.

Áudio de Arthur do Val – O hábito de rotulação às mulheres também foi abordado, quando Soane comentou sobre áudio do parlamentar Arthur do Val a respeito das ucranianas na guerra, e teceu duras críticas. “A reputação é aquilo o que as pessoas dizem de você e o caráter é o que a gente carrega aqui dentro. As pessoas nos definem como elas querem. Te veem, te agridem, e te machucam. E eu também sou parte desta mulher. Uma mulher que lutou para chegar aonde estou”, afirmou, e seguiu, dizendo: “O áudio que vazou, usa todas as expressões que põem abaixo tudo o que nós conquistamos ao longo desse tempo, ao dizer que as mulheres da guerra, são fáceis porque são pobres. E esse áudio vazou e ele pede desculpas. Por quanto tempo mais vamos ser vítimas das desculpas do mundo?”, questionou com indignação.

Para Soane, é preciso combater o machismo e resolver a falta de efetividade do que as mulheres lutaram ao longo do tempo e não estão efetivamente tendo. “Falamos de igualdade, de dignidade, e por que nós só pedimos respeito? Nós temos que pedir e ser mais, mais unidas, mais amorosas umas com as outras, mais doadas às nossas causas, sem olhar de recriminação, sem olhar de maledicência, para que possamos, juntas, construir um mundo melhor para nós, para nossos homens e filhos. Porque todos homens aqui, tiveram a força de uma genitora mãe. Precisamos estar atentas às nossas falas e lutas. Porque conquistas nós já temos. Mas precisamos efetivá-las. Muito obrigada e um feliz dia das mulheres!”, concluiu Soane Galvão.