Os conselheiros tutelares empossados no último dia 11 de janeiro e membros do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) estão passando por um Curso de Capacitação, cujo objetivo é aprimorar seus conhecimentos sobre suas atribuições e competências e, assim, a sua prática, bem como contribuir para mudanças efetivas no atendimento à infância e juventude no município.

Segundo o presidente do CMDCA de Canavieiras, José Amorim Cruz, os conselheiros devem participar do treinamento pois são apresentadas as questões que envolvem o ofício diário da atividade, além de compartilhar ideias e experiências para otimizar a aprendizagem. “Quando a população vota em um conselheiro tutelar, presume-se que este tem total vocação e experiência para trabalhar com crianças e adolescentes. Mas não é só isso, precisa saber como atuar para enfrentar os problemas cotidianos relacionados a esse público”, disse Amorim, na abertura do curso.

O curso é ministrado pelo assistente social Terêncio Rafael Almeida Borges, nos dias 14 a 15 de janeiro, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Com experiência de 29 anos na área, o assistente social afirma que quando o Conselho Tutelar não é capacitado, quem sofre as consequências e o próprio município. “Por isso é importante que antes que o conselheiro comece a exercer as atividades, ele saiba exatamente quais as atribuições inerentes ao seu trabalho”, disse Terêncio.

Entre as atribuições do Conselho Tutelar estão atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção; atender e aconselhar pais ou responsável; levar ao conhecimento do Ministério Público fatos que o estatuto tenha como infração administrativa ou penal; encaminhar à justiça os casos que a ela são pertinentes; requisitar certidões de nascimento e óbito de crianças e adolescentes, quando necessário; levar ao Ministério Público casos que demandem ações judiciais de perda ou suspensão do pátrio poder.

Os novos conselheiros tutelares são: Sebastião Rubens Ribeiro (342 votos), Hilda Danielle Silva de Oliveira (336 votos), Aldeniz Nascimento Góis (292 votos), Érica Belém Santos (217 votos), Bruno Loureiro Rocha (200 votos). Suplentes: Jucylene Souza Agrelio (196 votos), Maria da Conceição Araújo Barbosa (159 votos), Lorena Benjamin Souza Andrade (158 votos), Aldenice Nascimento Guerra (139 votos) e Weuslas Pereira Souza (130 votos).