Com o objetivo de orientar a sociedade civil e os profissionais da gestão pública municipal sobre o programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), do Governo do Estado e o Sistema Municipal de Meio Ambiente (SISMUMA), técnicos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul estão realizando seminários nos municípios consociados do Sul da Bahia.

De acordo com a Engenheira Ambiental, Tauá Fontes, esta semana, a atividade foi realizada no município de Itajuípe, com o objetivo de informar sobre ações de licenciamento ambiental, prevista na Lei Complementar 140/2011, que trata sobre a competência delegada ao município.

“A ideia é mostrar aos representantes municipais como funciona o Sismuma e qual o objetivo do GAC, para que eles possam gerenciar as atividades de licenciamento de forma regularizada. Além do ganho com a preservação do meio ambiente, o município é beneficiado com recursos, que antes era destinado ao Governo do Estado”, declarou Tauá, explicando que outros municípios receberão a orientação.

O seminário contou com a participação do Engenheiro Agrônomo, Lucius Flavius Ourives, membros da sociedade civil de Itajuípe, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Paulo Vasconcelos, da presidente do Conselho de Meio Ambiente, Celestina Oliveira, do vereador Gean Vasconcelos, além de representantes da Bahiater e da Secretaria de Cultura e Turismo do município.