Focada na inovação do setor turístico, agregando valor social, a Cooperbom Turismo é parceira de organizações nacionais e internacionais para ações de promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável. Assim, a entidade ilheense está com chamada aberta para jovens maiores de 18 anos interessados em participar do curso de formação internacional “Aprender a Capacitar”, que será ministrado na Itália entre os dias 24 a 31 de julho deste ano. A atividade integra o projeto CUSPYDAL – Capacitação para Suporte ao Desenvolvimento Juvenil em Liderança Ativa.

Entidade ilheense atuante nos setores de turismo, social, cultural, e ambiental, a Cooperbom Turismo representa o Brasil no grupo da América Latina, junto com Costa Rica e Uruguai, integrando a base de cooperação com os países europeus Eslováquia, Itália e Macedônia do Norte. O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia – Ação – KA2, Capacitação para a Juventude. Para o curso de formação que será ministrado na cidade italiana de Sassari, serão selecionados quatro jovens de cada país, totalizando 24 participantes.

Entre os objetivos do “Aprender a Capacitar” estão o aumento da inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial jovens afetados pelo desemprego, de áreas rurais ou menos desenvolvidas. Desse modo, as atividades focam no desenvolvimento pessoal e profissional, melhoria das competências pessoais e de vida, empregabilidade, empreendedorismo e participação ativa nas comunidades locais.

Para se candidatar a uma vaga no projeto, é preciso ter idade superior a 18 anos e, preferencialmente, que desenvolva trabalho voluntário ou seja membro de ONGs que atuem com jovens em situação de vulnerabilidade. Ainda são necessários o entendimento e a comunicação em língua inglesa, embora não seja exigido nível profissional. “Após selecionados, os participantes devem assinar um documento comprometendo-se a participar ativamente durante todo o curso de formação e das atividades locais do projeto”, explica a coordenadora nacional do projeto e gerente de projetos da Cooperbom Turismo, Maria Morais.

            As inscrições para o processo seletivo do curso de formação devem ser feitas através do blog da Cooperbom Turismo (cooperbomturismo.blogspot.com), clicando no link para o formulário. O prazo para submissão termina nesta sexta-feira (03/05). Mais informações sobre o projeto podem ser sanadas na sede da instituição, localizada na Rua Sete de Setembro, número 131, sala 204, Centro de Ilhéus, de segunda a sexta-feira das 15 às 18 horas. Ou ainda pelo e-mail cooperbomturismo@hotmail.com.