O presidente afastado da CBF, Marco Polo Del Nero, foi banido de todas as atividades do futebol. O anúncio foi feito pela Fifa, nesta sexta-feira, 27. A punição a Del Nero é vitalícia e, além de bani-lo, a Fifa aplicou multa de 1 milhão de franco suíços ao brasileiro.

Com isso, o ex-dirigente fica proibido inclusive de entrar na CBF para eventos sociais, e não pode nem presidir clubes de futebol, nem fazer parte de organização de torneiros. Del Nero foi punido por corrupção, por aceitar presentes de forma indevida e gestão desleal.

Del Nero foi indiciado pela Justiça americana em 2015, mas evitou sair do Brasil para não ser preso. No final de 2017, ele foi suspenso temporariamente, depois procuradores dos Estados Unidos enviaram à Fifa evidências de sua participação em esquemas de corrupção na CBF.

Já com a previsão de sua queda, Del Nero montou rapidamente sua transição, com o objetivo de manter seus interesses, e conseguiu que Rogério Caboclo, seu aliado, fosse eleito, sem oposição ou qualquer outro candidato na disputa.