Quem baixa em Salvador na próxima quinta-feira para formalizar o apoio do partido ao pré-candidato do DEM à Prefeitura de Salvador, Bruno Reis, é o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. O anúncio confirmará o afastamento do partido da base do governador Rui Costa (PT), que faz enorme esforço para eleger a candidata do PT a prefeita, major Denice Santiago. Além do PDT, o PL também deve desembarcar do barco do governo estadual para subir na canoa do pré-candidato do DEM, que até ontem havia contabilizado pelo menos 15 partidos apoiando seu projeto de se eleger prefeito da capital. As legendas, juntas, devem apresentar quase mil candidatos à Câmara Municipal.

Escolha

O nome mais provável a assumir a posição de vice na chapa de Bruno Reis é o da ex-secretária municipal de Promoção Social, Ana Paula, escolhida a dedo pelo prefeito ACM Neto (DEM) para se filiar ao PDT a fim de se tornar uma forte opção para a escolha, a qual, naturalmente, está baseada em pesquisas e no grande anseio da população por uma mulher ao lado do candidato.

Oficial (Eleusa Coronel)

O deputado federal Pastor Sargento Isidório, do Avante, formalizou ontem sua candidatura à Prefeitura de Salvador em convenção, realizada durante o dia, em que sacramentou também o nome de Eleusa Coronel, do PSD, como sua vice. Ao todo, os dois partidos lançaram 125 candidatos à Câmara Municipal de Salvador, na expectativa de eleger pelo menos três vereadores.

Periferia

Com a convenção realizada ontem, Isidório é o primeiro candidato a prefeito da capital baiana a oficializar seu nome à Prefeitura com chapa completa às eleições majoritárias e proporcionais. Com sua indefectível bíblia na mão, Isidório disse que será candidato a prefeito de Salvador para olhar pelo povo da periferia, de onde saiu, vive e toca sua fundação Dr. Jesus.

“Ordens”

Segundo a revista Época desta semana, Orlando Diniz contou em sua proposta de delação premiada que ouvia de Tiago Cedraz, filho do ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) Aroldo Cedraz, que ele “dava ordens” a Paulinho da Força Sindical, presidente do Solidariedade. Tiago Cedraz é secretário de Assuntos Jurídicos do partido. Paulinho é o presidente.

Invisíveis

Muitos não sabem, mas foi Dona Leopoldina, esposa de D.Pedro I, que tomou a iniciativa para a independência do Brasil em relação a Portugal. E Maria Quitéria lutou contra as tropas portuguesas, culminando no evento chamado de Independência da Bahia, em 1823. Para a vereadora Ireuda Silva (Republicanos), a participação das mulheres nessas lutas foi invisibilizada.

Bloqueado

Ironizado num vídeo genial produzido e estrelado pelo humorista Marcelo Adnet, o secretário especial de Cultura Mário Frias passou o final de semana, segundo os jornais, ativo nas redes sociais ao bloquear inúmeros seguidores que o criticavam após o episódio. Resumo da história: Adnet, no programa “Sinta-se em Casa”, imitou o secretário, que gravou um vídeo para a série “Um Povo Heroico“, peça de tom ufanista divulgada pelo governo federal para louvar grandes personagens brasileiros por ocasião do 7 de Setembro.

Visita

O governador Rui Costa (PT) foi visitado, no Palácio de Ondina, na semana passada, por um peso-pesado da política baiana. Eles dariam prosseguimento a conversas iniciadas na semana anterior. Mas, desta vez, o encontro seria a sós. Ninguém soube o que conversaram e com qual propósito.

Vacina chinesa

O laboratório chinês Sinovac Biotech disse ontem que sua vacina contra a Covid-19 parece ser segura em pessoas mais velhas, segundo resultados preliminares de seus testes em Fase 1 e 2, embora as respostas imunológicas induzidas tenham sido moderadamente mais fracas do que em adultos jovens.

Fonte: tribuna.