Presidente da Comissão de Esporte da Câmara, o deputado Luiz Lima (PL-RJ) é autor de um requerimento para ouvir atletas do vôlei, esportistas e médicos sobre a atuação das atletas transgêneros em competições de alto rendimento. O parlamentar é contra a participação de pessoas trans nos esportes.

O requerimento, segundo apuração do Blog do Noblat, do portal Metrópoles, é um dos primeiros a ser votado na Comissão de Esporte. Bolsonarista, Luiz Lima propõe uma audiência pública para discutir a atuação de atletas trans.

A lista para a audiência inclui especialistas, dirigentes de entidades esportivas, a ministra do Esporte e ex-jogadora de vôlei, Ana Moser, a ex-jogadora Ana Paula Henkel, aliada de Jair Bolsonaro, e também a jogadora de vôlei Tiffany Abreu, uma mulher trans atleta do voleibol feminino.

Em suas redes sociais, o parlamentar já se pronunciou, se dizendo contra a participação de Tiffany Abreu em competições femininas. Ele alega que a atleta deveria jogar entre os homens.

“Mulheres trans pertencem ao sexo masculino, XY. Mas estão competindo com o sexo feminino, XX. A Federação Internacional de Atletismo faz prevalecer a ciência, a biologia. É uma disputa entre os sexos, não entre os gêneros. Mulheres trans não estão proibidas de fazer esporte. Tem mais que fazer esporte, sim. Mas com o sexo masculino, XY”, disse o deputado.