Você já pensou como determinadas pessoas adoram colocar dúvidas e maus pensamentos em nossas cabeças? Observem um casal de famosos que acabou de se casar e acompanhe as fofocas… Minha nossa! É um Deus nos acuda a quantidade de informações absurdamente falsas que surgem desde então.

È impossível evitar 100% das fofocas sobre você. Mas por quê?

Pare para pensar quantas fofocas e desinformações você ouviu ou leu hoje. Viu? Não? Então observe até o final do dia quantas vezes ela vai cruzar o seu caminho… A fofoca é uma compulsão humana. Já a desinformação é pura incompetência!

Esse é o passatempo (e a profissão) de muita gente. Além disso, a fofoca existe há muito tempo e acreditem: tem até um pesquisador americano, Frank McAndrew, que diz que ela é um instinto, e que foi essencial para a evolução da nossa espécie…

Porém, não são poucas as pessoas prejudicadas ou tachadas diariamente por esse hábito. Se nós, simples mortais, sentimos muitas vezes o peso do falatório de bobagens, imagine só as celebridades. Pois é, os famosos são os maiores alvos da fofoca em grande escala. A mídia tem seus maiores índices de venda e de audiência quando o assunto é falar sobre a vida alheia. Portanto, quanto mais popular, mais difícil se livrar das maledicências. Fora as inverdades que pintam a todo o momento invadindo e prejudicando a privacidade e o lado profissional dessas pessoas.

Assim como é impossível erradicar a fofoca sobre você, também não dá pra viver sem se interessar pelo que acontece com os outros. Mas vamos combinar: antes de passar à frente um assunto, se informe primeiro, verifique a realidade dos fatos, cheque varias fontes de informação e sua confiabilidade. Se ela for do bem, e verdadeira, não há tanto problema em comentar. O problema está nas más intenções e nas invenções idiotas.

O maior sofrimento do fofoqueiro, principalmente quando o atacado é defendido por pessoas justas e honestas, é sentir que falou ‘merda’, de um assunto que desconhece e muito menos vivencia e é presente. Normalmente o fofoqueiro é um desinformado e na maioria das vezes, um injusto, galanteador, sujeito volúvel e, ingrato por natureza.

“Ingratidão deveria ser tipificada como um crime hediondo.”

(Erivaldo de Jesus Vila Nova, âncora do Programa o TABULEIRO, FM Conquista, em Ilhéus).

Quem faz fofocas tem um poder de sedução sobre pessoas ainda mais inseguras que elas, portanto, se você der bola estará incentivando a própria fofoca, a desinformação. Já a propagação e repetição de asneiras são características de bobões.

Quanto aos energúmenos, que tentam se notabilizar com mentirinhas ou desinformações inconvenientes, só nos resta o silêncio.

 

Elias Reis, editor do portal: www.jornaldoradialista.com.br