PLANTÃO
prefeitura itabunadra thais paulaprefeitura itajuipeprefeitura itabunasecom bahia
prefeitura de ilheus

Dia 14/11- Nossos parabéns a ilheense Celinha da Diabetes.

Dia 14/11- Nossos parabéns a ilheense Celinha da Diabetes.

14 DE NOVEMBRO, DIA MUNDIAL DA DIABETES – Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), este dia tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes

A data tornou-se, no ano de 2007, dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.

O Dia Mundial da Diabetes (World Diabetes Day) é comemorado todo dia 14 de novembro, em memória do dia de aniversário de Frederick Banting, que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina em 1922.

Todos os anos se celebra o dia com a organização da Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. “Olhos na diabetes” é o tema deste ano de 2016.

As campanhas do Dia Mundial da Diabetes visam consciencializar as pessoas sobre a doença e divulgar as ferramentas para a prevenção da diabetes. Para as pessoas que sofrem de diabetes, as ações visam difundir métodos para melhorar o conhecimento da diabetes de forma a compreender a doença e prevenir as complicações.

Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado. 670 mil milhões de dólares são gastos por ano em custos de saúde com a diabetes.

Graças ao Vereador Cosme Araújo Semana de Prevenção a Diabetes agora é Lei em Ilhéus

sadfsdfasd

Foi sancionado pelo executivo, LEI Nº 3.773, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2015 (PL nº 155/2013), que Institui a Semana Municipal de Prevenção a Diabetes em Ilhéus. Para o autor do projeto, Cosme Araújo (PDT), Ilhéus já figura com um alto índice de portadores da doença e, é necessário à atenção do poder público na prevenção e controle. “Saúde Pública é um direito do cidadão e uma obrigação do Estado”, afirma.

Levantamento do Ministério da Saúde em novembro último, apontou que a diabetes mata quatro vezes mais que a AIDS e supera também o número de mortos em acidentes de trânsito no Brasil. Ainda segundo o ministério, em 2010 – ano que se iniciou a coleta de dados para a análise em 2012 – cerca de 50 mil pessoas morreram por consequência direta da diabetes. Outros 68,5 mil, aproximadamente morreram de outras doenças, como câncer e problemas cardíacos, mas tinham a diabetes como um fator associado, que agrava o quadro dessas enfermidades. No total, quase 123 mil diabéticos faleceram. No leia mais confira a matéria na integra.

Durante a vigência da semana, será divulgado pelo poder público municipal por meio de atividades e audiências públicas entre outros recursos que estejam de acordo com sua esfera de competência, informações com intuito de orientar a população sobre os cuidados adequados na prevenção e controle da Diabetes e, sempre em parceria com universidades e faculdades locais; hospitais e clinicas e, principalmente com a ADI – Associação dos Diabéticos de Ilhéus. “O projeto é importantíssimo e graças ao Defensor do Povo, Cosme Araújo, podemos criar alternativas de mais ações e dinamizações dos nossos projetos de políticas públicas”, afirma Srtª Celinha Cardoso.

NESTE DIA O JORNAL DO RADIALISTA  PARABENIZA CELINHA DA DIABETES (Como é conhecida Célia Cardoso, Presidente da Associação dos Diabéticos de Ilhéus).

POR SUA LUTA, SUA GARRA, SUA DISPOSIÇÃO E SOLICITUDE EM FAVOR DO PRÓXIMO, NOSSOS PARABÉNS POR TUDO; PELAS CAMPANHAS CONSTANTES, PEDALADAS AZUL, DIA DE LUTA PELOS DIABETICOS, CAMINHADAS REALIZADAS, BATALHA JUNTO A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, APRESENTAÇÃO DE PROJETOS E EXIGÊNCIAS DE INSULINAS PARA AS PESSOAS CARENTES, TRABALHO INTENSO PARA A CONCESSÃO DE TRANSPORTE COLETIVO GRATUÍTO E ATÉ MESMO BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA PARA OS DIABÉTICOS E FAMILIARES. 

QUANTAS LIGAÇÕES PARA AS RÁDIOS QUESTIONANDO A SAÚDE PÚBLICA, QUANTAS ENTREVISTAS EXIGINDO À ATENÇÃO AOS DIABÉTICOS DE ILHÉUS. Celinha é uma vencedora. Ilhéus tem uma gratidão a você. Os portadores de diabetes te deve muito.

SEM GANHAR FINANCEIRAMENTE NADA, CELINHA CONTINUA SE DOANDO, SE COLOCANDO A DISPOSIÇÃO. Como acontece todos os dias em algum lar ou local da cidade.

POR SER UMA MULHER TEMENTE A DEUS, ACREDITA NO AMOR AO PRÓXIMO, NA SOLIDARIEDADE E NA RECOMPENSA DA VIDA ETERNA.

PARABÉNS POR SUA LUTA JUNTO AO VEREADOR COSME ARAÚJO, QUE CONSEGUIU APRESENTAR E APROVAR NO LEGISLATIVO ILHEENSE, E POSTERIORMENTE SANCIONADO PELO PREFEITO JABES RIBEIRO, A SEMANA DE PREVENÇÃO A DIABETES. Graças a sua persistência agora é Lei.

O JORNAL DO RADIALISTA TE HOMENAGEIA POR TUDO DE BOM QUE VOCÊ REPRESENTA PARA A SOCIEDADE DE ILHÉUS.

 PARABÉNS MINHA COMENDADORA.

Fonte: www.jornaldoradialista.com.br

    


 

  New  0  0

Sem Comentários

Sem Comentários!

Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe um Comentário

<<