Uma sequência de erros cometida nesta terça-feira (02) por dirigentes do diretório municipal do DEM, PTB e PSDB impediu a criação do Bloco Parlamentar de Oposição (BPO) na Câmara de Vereadores de Ilhéus, como era a intenção dos dirigentes partidários, no primeiro dia de sessão ordinária na Casa. Por este motivo, o presidente da Câmara, advogado Jerbson Moraes, declarou oficialmente em plenário a inexistência deste bloco.

Jerbson explica que o regimento Interno da Câmara determina que os pedidos de criação de blocos sejam formalizados até o início da primeira sessão ordinária. Conforme testemunha dos presentes e informação que consta registrado em ata, a sessão foi iniciada às 16h20min. E o documento só foi protocolado às 16h47min.

Outro erro cometido pelos representantes das siglas, é que o regimento exige que o documento para a formação do bloco seja assinado pela maioria dos vereadores. E o ofício entregue na secretaria da Câmara não continha a assinatura de nenhum dos parlamentares que representam estas siglas no Poder Legislativo.

Por estes motivos, Jerbson Moraes, ainda em plenário, determinou o indeferimento do requerimento, “pela preclusão e pela falta da assinatura dos vereadores”, conforme determina o artigo 91 do Regimento Interno da Casa.

Um dia antes, durante reunião preparatória das primeiras sessões, os vereadores que representam estas siglas partidárias se autodeclararam como independentes. A falta das assinaturas dos vereadores representantes destas siglas partidárias que pretendiam formar o BPO demonstra notoriamente que os parlamentares destoam do entendimento dos seus dirigentes, preferindo o titulo de independentes, não de oposição.