Discurso do Vice-presidente da Câmara de Ilhéus, Luiz Carlos Escuta, na sessão desta terça-feira, 30/04, sobre o dia 1º de maio, e uma homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras e, principalmente, uma esperança de geração de emprego e renda no município de Ilhéus.

“Senhor Presidente, companheiros vereadores, senhores, senhoras e imprensa presente. Vivemos situação difícil entre capital e trabalho, e mais triste ainda e principalmente a queda acentuada do desemprego no Brasil, acima de 14 milhões de pessoas.

Em 2017 tivemos a reforma trabalhista e, agora na câmara tramita nova reforma previdenciária. Para uns de suma importância, para outros simplesmente jogo de interesse da massa que manobra e do sistema de interesse do capitalismo. Enfim, algo vem sendo feito, e é preciso entendimento entre os poderes constituídos em prol do trabalhador brasileiro.

Resultado de imagem para TRABALHADORE4S

Esta quarta-feira, 1º de maio, é dia do trabalhador. Mas, apenas para aqueles que estão empregados. Os milhões de desempregados nada têm a comemorar absolutamente nada.

É preciso iniciar um processo de diálogo com os trabalhadores, empregadores e toda a sociedade civil organizada. É preciso discutir a fundo e construir um texto ancorado em três eixos: o primeiro eixo é a consolidação de direitos; o segundo eixo é a segurança jurídica e o terceiro eixo é a geração de empregos. Uma nação se estabelece em três pilares fundamentais, que são: segurança nacional, segurança monetária e segurança jurídica. Nas relações de trabalho precisa haver segurança jurídica.

Os senhores vejam que o Brasil tem uma capacidade extraordinária de geração de empregos. No entanto, nós temos em torno de 60 milhões de brasileiros que não têm uma atividade econômica e mais de 14 milhões de brasileiros que precisam ser os provedores do dinheiro para que a família tenha condições de sustentação e sobrevivência: o dinheiro para pagar o aluguel, pagar a luz, pagar a água e colocar o pão na mesa dos filhos.

Todos nós somos responsáveis por essa condição em que está o nosso País. E, em Ilhéus a situação não é diferente.  Não é possível um país com tanta riqueza precisar conviver com tanta pobreza, com mais de 14 milhões de brasileiros que não têm um endereço para trabalhar.

Eu, como legislador e vice-presidente da Câmara de Ilhéus, quero dizer para os senhores que fico preocupado com toda essa situação do país. FICO PREOCUPADO TAMBÉM COM AS ÚLTIMAS DISPENSAS DA PREFEITURA DE ILHÉUS, MESMO QUE SEJA POR DECISÃO JUDICIAL. É PREOCUPANTE, E INFELIZMENTE ESTA QUERELA JUDICIAL SEM PRECEDENTE CAMINHA SEM UM DESFECHO DEFINITIVO. TORCEMOS PELA REINTEGRAÇÃO DE TANTOS PAIS E MÃES DE FAMÍLIAS, QUE ACORDAM A CADA DIA SEM PERSPECTIVA ALGUMA E SEM UM NORTE PARA SUAS FAMÍLIAS.

Senhor presidente e senhores vereadores, que Ilhéus recupere a sua condição de geração de empregos. Nosso gabinete vem trabalhando forte e diariamente apresentando projetos eficientes para o desenvolvimento do município, e estudo e propostas de geração de emprego e renda, a exemplo de reuniões constantes com micro empreendedores e mais recentemente, com a gerência do porto local, que na oportunidade estaremos apresentando projeto para geração de mais de 200 empregos direto ainda este ano, e um investimento de 30 milhões de reais com a implantação da Royal Fic, distribuidora de combustível.

Resultado de imagem para royal fic

Fundada em 1996 pelo empresário Édio Nogueira, a distribuidora de combustíveis Royal FIC nasceu em Paulínia (SP), na Região Metropolitana de Campinas (RMC), importante polo petroquímico nacional. Possui sede corporativa em Campinas (SP) e conta com aproximadamente 2 mil profissionais diretos e indiretos espalhados pelo Brasil. A busca pela excelência nos processos, produtos e fluxo de informações é um investimento constante da empresa, que tem a agilidade e a produtividade em seu DNA.

Resultado de imagem para TRABALHADORE4S

Meu pai começou a trabalhar cedo. Eu comecei a trabalhar cedo. As pessoas das minhas relações são trabalhadoras. Mas sempre tiveram dificuldades para se empregarem. Então, eu compreendo a dificuldade do trabalhador que não tem emprego. São por eles que nós estamos fazendo esse enfrentamento para gerar empregos, e criar soluções.

Eu encerro aqui apesar das dificuldades, dos transtornos e revezes do dia-a-dia, mas, sempre esperançoso por dias melhores.

A sociedade ilheense precisa acreditar em dias melhores.

Contem sempre com este vereador.

Parabéns à todos os trabalhadores”.

30 de abril de 2019.

Resultado de imagem para escuta ilheus

VEREADOR LUIZ CARLOS ESCUTA

VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA DE ILHÉUS