Dados do dossiê mulher divulgados pelo Instituto de Segurança Pública mostram que grande parte dos atos de violência contra a mulher no Rio de Janeiro são praticados em ambiente doméstico.

Nos casos de lesão corporal dolosa isso se aproxima de 70% e nos casos de estupro passou de 66% em 2016. Esta participação também é alta nas ocorência de tentativa de homicidio chegando a 40%.

O  levantamento que compilou registros de ocorrência feitos nas delegacias de todo o  estado ao longo do ano passado,  aponta ainda que em 68% dos casos de violência física e em 65% dos de violência psicológica os autores eram companheiros ou ex-companheiros das vítimas. E a organizadora do dossiê,  major Claudia Moraes, afirma que ainda há uma grande quantidade de casos não notificados.

A décima segunda edição do estudo foi lançada no dia em que a Lei Maria da Penha completa 11 anos e mostra ainda que no ano passado cinco pedidos de medida protetiva foram feitos por hora no estado do Rio Janeiro, o que totaliza 42 mil solicitações. A promotora de Justiça Lucia Iloizio defende maior envolvimento de diversos setores do estado na proteção e assistência social dessas mulheres.

Os dados do dossiê também mostram que as mulheres são mais de 85% das vítimas de estupro e em 55%  desses casos a vítima tinha menos de 14 anos. As mulheres também são a maioria das vítimas de outros crimes sexuais e também de lesão corporal dolosa  e diversas formas de violência patrimonial, moral e psicológica.