A Prefeitura de Ilhéus passará a gerenciar as escolas estaduais Sá Pereira, no bairro da Conquista, e Horizontina Conceição, no bairro Hernani Sá, zona sul da cidade. O Município fechou parceria com o Governo do Estado para a municipalização destas duas unidades. Com isso, os espaços dos imóveis voltados para ensino, com capacidade disponível para receber mais estudantes e atender a alta demanda da Educação Infantil, serão aproveitados.

Esta semana, a secretária de Educação, Esporte e Lazer de Ilhéus, Eliane Oliveira, reuniu-se com a Secretaria de Educação do Estado (Sec) representado por Rovena Brito, para discutir oandamento e a estruturação do processo de municipalização das escolas Horizontina Conceição e Sá Pereira. A reunião contou com as presenças das representantes do Núcleo de Tecnologia Educacional 05, Josefina Castro, da Associação dos Professores Licenciados da Bahia e  da Associação do Aposentados e Pensionistas de Ilhéus (APLB/APPI), Enilda Mendonça e da Diretora Pedagógica de Ilhéus, Luciane Costa.

A secretária municipal explicou que o processo segue tramitando junto ao governo baiano e, até o final do mês de janeiro será publicado documento oficial. A gestora adiantou que o convênio de municipalização entre Estado e Município prevê a cessão de dez professores de cada uma dessas unidades escolares, e que os demais serão removidos para outras unidades escolares da Rede Estadual.

Ano letivo – O novo ano letivo em Ilhéus será iniciado com um total de 21.532 alunos matriculados, conforme número de vagas ofertadas pelas unidades escolares, uma soma de 1.978 novas vagas. Em 2019, eram 31 escolas com Educação Infantil, passando para 34 em 2020, uma oferta de mais 300 vagas entre sede e campo. O retorno das aulas na rede pública municipal está previsto para o dia 14 de fevereiro próximo.