Os caminhos para uma economia local mais dinâmica, criativa e sustentável em Ilhéus serão discutidos no Improviso, Oxente! – evento de debate e intervenções artísticas – na próxima terça-feira (30), às 19h. Aberto ao público, o encontro acontece na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes, e terá como painelista a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.
O tema, um dos eixos do Programa Cidades Sustentáveis, é composto por 35 indicadores – dados numéricos que mostram a evolução ao não do setor – possíveis de serem acompanhadas pelo gestor municipal, a fim de fortalecer as políticas públicas e buscar soluções mais assertivas para os problemas da cidade. Acesso ao crédito para pequenos empresários, capacitação profissional e incentivo ao primeiro emprego, crianças e adolescentes afastados de situação irregular de trabalho infantil, desemprego, empregos em atividades turísticas e na indústria, investimento público em infraestrutura como proporção do PIB, modernização tecnológica e inovação na administração municipal, estão entre os indicadores deste eixo.
Uma economia local dinâmica e sustentável permite o aproveitamento eficiente e inteligente das vocações regionais e das características do território, e incorpora inovações e incentiva tendências que buscam zerar o impacto ambiental e a utilização de recursos naturais não renováveis. A Economia Criativa é um desses modelos, baseando-se no incentivo à economia do intangível, o que envolve produção, distribuição, troca e uso de bens simbólicos. Para desenvolvê-la é preciso estimular os talentos para produzir bens e serviços inovadores. Assim, é necessário que a gestão pública, com participação da comunidade, possa planejá-la para impulsionar as potencialidades do município. Por isso, além da sociedade civil, também são esperados candidatos a prefeito e a vereador no debate.
Promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceira com o Teatro Popular de Ilhéus, este será o nono de uma série de 13 encontros semanais, que acontecem sempre às terças-feiras, e visam à discussão sobre a Ilhéus que queremos em 2020. Cada encontro aborda necessidades prioritárias da cidade a partir de indicadores baseados nos 12 eixos Programa Cidades Sustentáveis. É possível acessar o Guia Gestão Pública Sustentáveis, onde constam todos os indicadores sugeridos pelo PCS, no site www.nossailheus.org.br
Instituto Nossa Ilhéus – Fundado em 09 de março de 2012, o INI é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, tendo como eixos de atuação a Educação para Cidadania, o Monitoramento Social e o Impacto em Políticas Públicas. Atua no sentido de promover o impacto social que educa e, para isso, promove o monitoramento social, mobilizando e intervindo na realidade política e social do município. O Instituto está aberto a todos que desejem engajar-se em suas atividades. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. Acompanhe também a fanpage facebook.com/InstitutoNossaIlheus
Teatro Popular de Ilhéus – Fundado há 21 anos, é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O TPI administra a Tenda Teatro Popular de Ilhéus. A programação mensal do espaço cultural pode ser conferida em www.teatropopulardeilheus.com.br, ou pelo aplicativo gratuito Tenda Teatro Popular de Ilhéus, disponível no Google Play.
Programa Cidades Sustentáveis – É uma iniciativa de três organizações da sociedade civil –Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e o Instituto Ethos –, que oferece uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios. Acesse e conheça o Guia da Gestão Pública Sustentável www.cidadessustentaveis.org.br/gps. O Instituto Nossa Ilhéus compõe a Secretaria Colegiada da Rede Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.