O vereador e vice-presidente da Casa Legislativa de Ilhéus, Ederjunior dos Anjos (UNIÃO BRASIL) teve um Projeto de Lei aprovado ontem, 29, durante a 44ª Sessão Ordinária que trata sobre a prevenção contra incêndio no ambiente construído informal, com intervenção para redução da vulnerabilidade em relação aos riscos de incêndios em comunidades urbanas ou favelas do município.

O parlamentar informou que o impulso para a criação deste PL é resultado de uma notícia que seu gabinete recebeu sobre um bebê de três meses que quase morreu após um incêndio dentro de um barraco em que morava, na zona sul de Ilhéus, provocado por uma vela. “Quantas ‘casas’ e barracos se utilizam de instalações elétricas precárias “gambiarras”, colocando em risco uma família toda?”, indagou o edil.

Ederjunior em sua justificativa, lembrou também de outros incêndios que aconteceram na cidade a exemplo da Central de Abastecimento do Malhado que há alguns anos sofreu com a destruição de diversos boxes, posteriormente confirmado que o fogo foi reflexo de gambiarras elétricas. “Também outros incêndios são registrados quase que mensalmente em espaços construídos informalmente, como naqueles barracos construídos próximos à ponte Ilhéus-Itabuna”, informou o vice-presidente.

O sistema de Prevenção aos Incêndios nas comunidades urbanas de construção informal e favelas do Município de Ilhéus consistirá na promoção de palestras visando conscientizar os moradores, Elaboração e distribuição de material didático, na forma de cartilhas, veiculando informações sobre as primeiras providências a serem adotadas em caso de ocorrência de incêndios.

O Projeto de Lei garante ainda a implementação de medidas que possam envolver a comunidade, como a formação de associação de voluntários, brigadas de incêndio, com o oferecimento de cursos de capacitação sobre as ações adequadas, disponibilizando extintores polivalentes nas casas de brigadistas da comunidade.