O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (Comutran) reuniu-se no final da tarde de sexta-feira (30), no auditório do Centro Administrativo Municipal, no bairro da Conquista, para analisar solicitação de reajuste tarifário do transporte público da cidade. As empresas detentoras de concessão do transporte coletivo em Ilhéus, Via Metro e a Viação São Miguel, requereram revisão tarifária, alegando aumento dos custos e da inflação.

Durante a reunião, foi eleita uma comissão para a avaliação de documentos e planilhas apresentadas pelas empresas, formada por Gilson Nascimento, diretor da Sutrans; Josemir Dias (Joca), diretor da viação São Miguel, e por Gustavo Santana, representante do Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus. A comissão eleita terá um prazo para a entrega do parecer final sobre a possibilidade ou não do reajuste, na próxima sessão, prevista para o próximo dia 11. Mediante esse parecer, o prefeito acata ou não o reajuste.

Composição da mesa – Presentes à reunião do Comutran, os conselheiros Jailson Nascimento, presidente, representante do Sindicato dos Taxistas de Ilhéus; Gilson Nascimento e Rogério Buralho, representando a Sutrans; Gustavo Santana, representando o Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus; Carlos Antônio Mendonça, representando a Cooperativa dos Proprietários de Vans de Ilhéus; José Cruz da Silva, representando a Associação de Deficientes Físicos de Ilhéus (Adefi); Luiz Pereira de Castro, relator e representante da Secretaria Municipal de Administração; Josimar Ferreira, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); Marcos Vinícius, representando o Sindicato dos Comerciários, que passa a fazer do conselho, além de estudantes e representantes da sociedade civil.