O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, trabalha em Brasília desde quarta-feira (4) para viabilizar junto ao Governo Federal a liberação de recursos para o andamento das obras do Município. O aporte visa atender às atuais demandas da infraestrutura e pendências referentes ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que refletem diretamente em obras para os altos, ruas e reformas em diversos logradouros da cidade.

Acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Átila Dócio, e do assessor Técnico Especial do Município, Gabriel Bittencourt, o gestor Mário Alexandre visitou os gabinetes dos senadores Otto Alencar (PSD) e Ângelo Coronel (PSD), além dos deputados federais Paulo Magalhães (PSD), Dayane Pimentel (PSL), Márcio Marinho (REPUBLICANOS) e João Carlos Bacelar Filho (PL).

“Esses encontros trarão ótimos resultados. Estamos avançando com iniciativas em prol da reconstrução da nossa cidade. Para isso, é preciso buscar o apoio dos ministérios, pois já temos um cronograma de ações para ser executado, tão logo sejam realizados os repasses”, assegurou o prefeito Mário Alexandre.

Os projetos entregues aos Ministérios versam sobre a liberação de recursos para obras como as das quadras nos distritos do Banco do Pedro, Salobrinho e Couto; a conclusão das obras da Rua Ouro Verde, no Basílio, que contempla aproximadamente 1,7 quilômetros de melhorias, beneficiando ainda os moradores da primeira travessa Nossa Senhora de Fátima, com acesso à Vila Queiroz e adjacências.

Além destas obras, o prefeito Mário Alexandre também trabalha para desbloquear o repasse dos recursos federais para a requalificação dos mirantes da Piqueira e do Plano Inclinado, a pavimento da Rua Marquês de Paranaguá, com substituição por piso em concreto pigmentado e redimensionamento da drenagem pluvial; construção da encosta no Alto do Nerival, escadaria drenante no Alto do Coqueiro e Velosa que já estão licitadas.

Mais obras – O montante de recursos também será aplicado à requalificação da Praça Santa Rita, no bairro da Conquista; execução da pavimentação nas ruas Padre João Borges e Liberdade, no bairro Teotônio Vilela; Rua Vila Freitas, na Avenida Esperança; Travessa Nossa Senhora das Graças, no bairro Malhado e em duas travessas da Rua Santa Inês, na Conquista.

O convênio entre os Ministérios, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Ilhéus é de R$ 4.686.434,16, investimento custeado por emendas parlamentares, com contrapartida do Município no valor de R$ 541.075,45. A Autorização de Início do Objeto (AIO) é expedida pela Caixa, que exige o repasse mínimo de 20% do valor das obras.