O governo Marão-Bebeto recebeu oficialmente mais um reforço. Após longa discussão sobre a atual conjuntura política em Ilhéus, o PCdoB fechou parceria com a gestão municipal. O martelo foi batido na manhã do último sábado (23), durante reunião com a presença de lideranças do PSB e PSD.
A nova aliança favorece a governabilidade e fortalece as estratégias para 2024, bem como amplia a base de sustentação política do governador Jerônimo Rodrigues na cidade.
Marão ressaltou que “o PCdoB vem agregar no desenvolvimento do município, em prol da melhoria da qualidade de vida dos ilheenses. Agradeço à deputada federal Alice Portugal, ao deputado estadual Fabrício Falcão, ao nosso amigo Davidson Magalhães, secretário e presidente estadual do partido, e ao diretório municipal, nas pessoas do vereador Cláudio Magalhães, Wenceslau Júnior, Josenaldo e Cris”.
A chegada do PCdoB é um marco histórico nesta relação, visto que seus dirigentes e militantes atuam sempre em consonância com os interesses da sociedade, na orientação e constituição de governos populares e em defesa da soberania e do projeto nacional de desenvolvimento.
“O PCdoB vinha estabelecendo uma interlocução com o governo e avaliando a possibilidade de aproximar-se. Foram longos meses de debates internos que o próprio partido realizou. Em Ilhéus, devido ao resultado da eleição passada, o partido assumiu o lugar de oposição, contudo, possui um posicionamento político muito sedimentado e entendeu que deveria fazer uma oposição propositiva, fato que nos ajudou a refletir sobre um conjunto de iniciativas políticas e de governo, com melhoria de muitos projetos encaminhados à Câmara”, afirmou Bebeto.
Muito mais do que um bloco que estabelece frente ampla de sustentação, a união consolida o projeto da política macro. “Nessa trajetória, eu entendo que a própria posição de reflexão interna gerou essa maturidade política do PCdoB, que se aproxima, portanto, do governo e dos partidos que estão no governo como parte da constituição de um centro político aliado à base de Jerônimo e Lula”, finalizou o vice-prefeito de Ilhéus.
Além da maturidade política, a decisão de participar do governo municipal é acompanhada dos compromissos que a agremiação possui, incluindo formulação de políticas públicas e construção de uma agenda em defesa dos trabalhadores e dos grupos que são social e economicamente mais vulneráveis.