Em breve, Ilhéus passará a integrar o movimento internacional de redução de lesões e óbitos no trânsito. A iniciativa chega ao município por meio do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia (Sindatran Bahia) e conta com o apoio da Prefeitura para implantação do Programa Vida no Trânsito (PVT), coordenado pelo Ministério da Saúde, em cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Conforme Valério Bomfim, presidente do Sindatran, o prefeito Mário Alexandre acatou o pedido de adesão ao PVT, comprometendo-se também a criar o Comitê Gestor da cidade. O Programa Vida no Trânsito consiste na prevenção e redução pela metade das mortes e ferimentos por acidentes em estradas, bem como visa o cumprimento das metas estabelecidas pela Segunda Década de Ação para Segurança Viária, no período compreendido de 2021 a 2030.

As tratativas estão sendo feitas entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através do Núcleo Regional Sul (NRS Sul), Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) e as entidades que comporão a comissão intersetorial, com a interveniência do Sindatran Bahia.

Valério Bomfim destaca a sensibilidade do gestor ilheense frente aos últimos casos registrados no município, que adere em um momento crucial à iniciativa de extrema importância para a sociedade.

“Ilhéus será a segunda cidade baiana a implantar o PVT, que atualmente engloba todas as capitais do Brasil e os municípios com mais de um milhão de habitantes. É uma satisfação enorme fazer parte desse projeto, que soma-se às ações desenvolvidas pela Prefeitura para mudar o cenário atual”.

O dirigente sindical pontua que o alto índice de mortes e sequelados no trânsito gera gastos anuais que ultrapassam a casa dos milhões de reais, além de onerar a Previdência Social e reduzir a força produtiva do país, sendo as vítimas, em sua grande maioria, homens com idade entre 20 e 39 anos, de acordo com o DataSUS.

No ano passado, somente nas rodovias federais, o custo estimado com acidentes atingiu R$ 12,2 bilhões, segundo levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Referência – No município de Salvador, o Programa Vida no Trânsito é dividido em duas coordenações: Saúde, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde, e Trânsito, sob a coordenação da TRANSALVADOR. O programa tem como principal finalidade o trabalho intersetorial e conjunto entre os diversos setores ligados direta ou indiretamente à problemática.