Na manhã desta sexta-feira, 26, aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus um ato solene em homenagem aos 60 anos de regulamentação da psicologia no Brasil. A idealização foi do vereador Kaique Souza (PODEMOS), que abriu a audiência justificando que a psicologia foi fundamental para definir legalmente os contornos do exercício profissional, para estabelecer as condições mínimas para a formação e para o exercício profissional, “buscando garantir serviços adequados e de qualidade para a população”, explanou o edil.

O vereador ainda lembrou que seu mandato sempre apoiou a luta dos psicólogos e relembrou alguns requerimentos e projetos de lei que foram efetivados durante a sua legislatura, como um requerimento de 2021 que garantiu aos psicólogos prioridade na vacinação contra a Covid-19 e um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade da presença de profissionais de psicologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Posto de Saúde da Família (PSF), em Ilhéus.

O ato solene contou com a presença da Conselheira do Conselho Regional de Psicologia da Região 03 do Estado da Bahia, Ana Caroline Moura Cabral, representante dos psicólogos de Ilhéus, Maria da Conceição Scaldaferri Fernandes, representante da Secretaria de Educação (SEDUC), Altemíria Graça, além de diversos psicólogos da região.

Durante a sessão, foram homenageados: Ana Caroline Moura Cabral; Ana Isabel Araújo; Cristina Pacheco; Elza Cardoso; Érica Lisboa; Fátima Suely; Iara Maria Alves; Isis Nevessodré; Joselita Lima; Lahiri Argollo; Luciana Moreno; Maria da Conceição Almeida; Maria da Conceição Scaldaferri; Marianne Góis; Marisa Batista; Naiana Tranquilli Badaró; Paulo Texeira; Rackel Cardoso; Simey Soerio; Virgínia Freitas; Ana Iris Azevedo e Edithiane Vieira.

A psicologia é responsável pelo estudo do comportamento das pessoas, individual e coletivo, juntamente com sua aplicação no dia a dia. Ao longo dos anos teve grandes avanços para compreensão das inter-relações humanas, em diversos campos como clínico, social, educacional e trabalhista.