Para minimizar os transtornos provocados pela redução na oferta de água em áreas críticas de abastecimento de Ilhéus, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou a implantação, nesta quinta-feira (12), de 16 reservatórios comunitários distribuídos entre as localidades de Sambaituba, Aritaguá, São José e Salobrinho, que serão abastecidos diariamente por caminhões-pipa. Diante da escassez hídrica, a empresa dará continuidade ao fornecimento em dias alternados, através da rede distribuidora, em localidades do eixo centro norte e do distrito industrial (ver lista).

“Conclamamos a população a economizar água em suas rotinas diárias, na tentativa de prolongar a disponibilidade hídrica até a efetiva chegada do período de chuvas, quando se espera a regularização do nível da barragem do Iguape”, afirma José Lavigne, gerente local da Embasa, lembrando que o manancial abastece cerca de 70% do município. Ele também chama atenção para a questão da reservação segura da água, de modo a evitar a contaminação pelo mosquito da dengue.

FORNECIMENTO ALTERNADO | Visando conter a redução do nível de água da barragem do Iguape, a Embasa está realizando o abastecimento em dias alternados em todos os bairros do centro e da zona norte de Ilhéus. A redução da oferta de água gerou uma redução brusca na pressurização da rede, que está produzindo efeitos mais severos em pontos específicos de bairros altos (Alto do Amparo, Alto do Nerival, Pacheco e Soledade, por exemplo), e dos mais distantes das estações de tratamento, caso dos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida e Teotônio Vilela. Nessas áreas, o fornecimento está acontecendo no intervalo médio de três dias.

Parte da produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pontal foi direcionada para reforçar o abastecimento dos eixos centro e norte. “O eixo sul de Ilhéus é atendido pela ETA Pontal, que atende cerca de 30% do município, utilizando o rio Santana como manancial, onde a vazão de água é normal até o momento. Por isso, os bairros da zona sul não estão submetidos ao regime de alternância no abastecimento”, explica José Lavigne.

ESTIAGEM | Em abril, a oferta de água em Ilhéus foi reduzida em cerca de 15%, medida preventiva adotada pela Embasa devido à escassez de chuvas no sul baiano e à baixa disponibilidade de água, especialmente na barragem do Iguape.

BAIRROS | Av. Itabuna, Alto do Amparo, Alto Legião, Alto Nerival, Alto Soledade, Alto Aureliano, Alto CSU, Alto da Esperança, Alto do Cacau, Alto do Carvalho, Alto do Coqueiro, Alto São Francisco, Alto Tapera, Aritaguá, Banco da Vitória, Barra, Basílio, Centro Industrial, Conquista, Esperança, Frei Vantuy, Iguape, Jd. Savóia, Malhado, Moradas das Brisas (MCMV), Morada do Bosque, Moradas do Porto (MCMV), Nova Esperança, Novo Ilhéus, Pacheco, Princesa Isabel, São Domingos, São Miguel, Salobrinho, Sambaituba, São José, Tapera, Teotônio Vilela, Teresópolis, Vila Cachoeira,Vila Nazaré.

 Assessoria de Comunicação da Embasa

Escritório Local de Ilhéus

(73) 3234-7262