O Campeonato Brasileiro da Série D 2016 começa dia 12 de julho para o Colo Colo ilheense. No Grupo A3 o tigrão vai disputar suas partidas da primeira fase em Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande Norte. Em cidades até mesmo com mais de 1.000 quilômetros de distância de Ilhéus.

Os corre-corres das equipes de futebol das emissoras de rádios já iniciaram. Em Ilhéus apenas se tem conhecimento que a FM Conquista, Rádio Bahiana e Rádio Santa Cruz poderão realizar as transmissões. Sabe-se lá Deus como! A Gabriela FM dificilmente fará as transmissões. Ficará limitada a um programa diário, noticiando os acontecimentos via internet. Já a Rádio Cultura e FM Cidade as possibilidades são ZERO. Estas emissoras sequer tem equipe ou programa esportivo.

Maioria dos horários nestas emissoras é locado e na prática são as equipes de esportes que tem que se virar. Pagar linhas telefônicas, condução e hospedagem. CORRER ATRÁS DE PUBLICIDADES, sem falar nos desgastes físicos e o risco de enfrentar voos rasteiros em autoestradas perigosas.

Mas, infelizmente, as emissoras de radiodifusão de todo interior encontram dificuldades na aquisição de patrocinadores, principalmente quando se tem um comércio acanhado como o de Ilhéus e um empresariado amador que não gosta de aplicar em mídias. “Pelos altos custos da logística no deslocamento de uma equipe esportiva para outro estado só consegue fazer as transmissões àqueles que se planejam e buscam soluções viáveis”, afirmou Jota Hage, experiente narrador esportivo e com muitos anos de estrada, no dia 06/05, às 21h15min min, no Programa Bola no Gol, da FM 105.1, onde divide a bancada com o comentarista Carlos Goiabão.

A realidade é triste e reflete a atual situação do veículo Rádio, na cobertura da equipe do Colo Colo, o único representante do sulbaiano na competição nacional.

É preciso ter uma mobilização maior dos proprietários das emissoras na valorização dos seus profissionais, no investimento de equipamentos (muitos deles obsoletos) e na transmissão de jogos do Estadual e das competições nacionais que ainda poderão vir. Toda vez que inicia um certame as preocupações são constantes da crônica esportiva ilheense.

A cidade de Ilhéus agora tem o foco da mídia esportiva nacional, e, portanto o seguimento comercial/empresarial precisa ter também uma visão profissional em fechar parcerias com as emissoras de Rádios para a veiculação de seus produtos. “Publicidade não é custo, é investimento”, Luiz Marins, palestrante.