Os novos conselheiros municipais de cultura foram empossados em cerimônia realizada na última segunda-feira, 17, na Academia de Letras de Ilhéus. Os novos integrantes CMC vão exercer mandato por dois anos, sob a presidência de Gilsonei Rodrigues, que substitui Pawlo Cidade na função. O ato contou com a participação do vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá), representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Cultura da Bahia.

Na ocasião, os membros da sociedade civil foram empossados nas diversas câmaras setoriais. Durante seu pronunciamento, o presidente Gilsonei Rodrigues explicou que a meta do colegiado será intensificar a construção dos regimentos internos das áreas temáticas. O secretário de Cultura do Município, Paulo Atto, destacou a importância do trabalho em conjunto da Secult com o Conselho na elaboração de políticas públicas para o setor, sobretudo o Plano de Ações, que resultou em diversos programas de fomento aos artistas locais.

Entre as autoridades presentes, esteve o superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Sandro Magalhães, o representante do Ministério da Cultura na Bahia e Sergipe, Carlos Henrique Chenaud, o presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Márcio Ângelo Ribeiro, o diretor de Espaços Culturais da Secult-Bahia, Romualdo Lisboa, o secretário municipal de Relações Institucionais, Frederico Vésper, o diretor do Centro de Documentação Regional/CEDOC/UESC, André Rosa e o membro do Conselho Estadual de Cultura (CEC/BA), Pawlo Cidade.

O ex-presidente do CMC e membro do Conselho Estadual de Cultura, Pawlo Cidade, ressaltou que é de suma importância que esse colegiado se mantenha ativo e envolvido nas decisões dos planejamentos estratégicos dos órgãos da área. Ao fim da cerimônia, os presentes assistiram à performance cultural de Janete Lainha, cordelista ilheense.

Presença – Estiveram presentes também o Gestor do Festival Internacional do Chocolate, Marco Lessa, o Presidente do Conselho Municipal de Educação, Odilon Neto, o Presidente do Fórum de Agentes e Empreendedores Culturais do Litoral Sul/FAEGSUL, Letto Nicolau, a Presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça, entre outros.