Seu fundador, Alfonso Pastore, nasceu em Soledade, Rio Grande do Sul, em 08 de novembro de 1932. Foi ordenado padre em 29 de junho de 1958, em São Paulo. De volta ao sul do país, no Paraná, o Padre Alfonso dedicou-se à Pastoral familiar e acompanhou o surgimento da Pastoral da Criança, na Diocese de Londrina, no Paraná. Em abril de 1970, retornou a São Paulo, para a paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Vila Pompeia.

Lá, organizou grupos do Movimento Familiar Cristão – MFC e as equipes de Nossa Senhora. A partir desses movimentos, Pe. Pastore sentia o pouco entusiasmo na fé das famílias e sofria com a realidade dos lares abandonados, carentes de ajuda.
Sabia que seria preciso desenvolver um trabalho mais forte, que pudesse oferecer pelo menos um raio de esperança a essas famílias. Iluminado pelo Espírito Santo, levou a ideia do ECC ao Frei Lucas Moreira Neves, então Cardeal, e terceiro homem na hierarquia da Igreja e Assistente Estadual do MFC. Este pediu-lhe que levasse tal ideia ao Frei Gorgulho, assessor de Dom Arns, que era Arcebispo de São Paulo. Em 20 dias chegou a resposta: “Deus abençoe a proposta”.

INÍCIO: Em abril de 1970 foi realizado o 1º Encontro de Casais com Cristo, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Vila Pompeia, com a presença de 20 casais. De São Paulo, o ECC foi para o Rio de Janeiro, expandindo-se para todo o país.
O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui na terra, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando caminhos para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça Social.

“A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja”. (Orientações pastorais sobre o matrimônio>” – CNBB Doc. Nº 12 (DN – pág. 13).

XXII Aprofundamento Regional do ECC – Núcleo: Regional Nordeste 3
Tema: Família, Sinal Vivo da Misericórdia do Pai.

Realização do Encontro: O Encontro irá acontecer de 01 à 03 de julho de 2016, na Faculdade de Ilhéus (Rod. Ilhéus – Olivença, km 2,5, s/n – São Francisco, Ilhéus – BA) e irá receber pelo menos 300 (trezentas) pessoas das (Arqui)Dioceses da Bahia e de Sergipe, estados que fazem parte do Regional Nordeste 3 da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil)

Objetivo Geral:
Ao final do aprofundamento, os participantes deverão ter acentuada a compreensão do que é ser família cristã, sua importância enquanto instrumento na construção do Reino de Deus no contexto sócio-eclesial, vez que ela é sinal vivo da misericórdia do Pai.

Objetivos específicos:
1. Promover palestras que contextualize o tema e sub tema propondo aos participantes uma profunda reflexão sobre o que é ser família cristã inserida nas ações que transformam vidas.
2. Desenvolver nos círculos de estudo um diálogo reflexivo entre os casais de forma a animá-los a viver como família sonhada por Deus. Não confundir com “participação nos ritos”, “presença no templo”… fortalecer o compromisso do verdadeiro Encontro de Casais com Cristo (“um olhar no retrovisor para não perder a estrada”)
3. Apresentar através dos painéis os serviços que podem ser desenvolvidos pelas famílias no contexto sócio-eclesial.
4. Proporcionar aos participantes, melhor compreensão sobre o ECC de modo que possam cumprir fielmente suas missões enquanto líderes nas suas dioceses.
5. Cuidar com a devida caridade das orientações contidas no Documento Nacional apresentando propostas nos espaços já previstos: Assembléias e Conselhos.
6. Repensar a nossa misericórdia para com os outros assim como nosso Pai é Misericordioso, bem como testemunhar na comunidade;
7. Despertar nos casais a consciência sobre a importância do exercício do perdão e da misericórdia no seio da família, na igreja e na sociedade.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Documento Nacional do ECC
Documento da Past. Familiar (ver nº)
Bula de Proclamação do Jubileu extraordinário da misericórdia
Documento de Aparecida