A reunião foi na Associação Comercial de Ilhéus na tarde desta quinta-feira (10) e contou com a presença dos presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Paulo Ganem; da Associação Comercial, Antônio Marco; do Sindicato do Comércio, Antônio Costa; do Sindicato dos Comerciários, Crismélia Mali Moreira; do Comitê das Entidades Sociais, Mirinho Duarte, e da presidente da Associação dos Diabéticos de Ilhéus, Célia Cardoso.

O objetivo do encontro foi discutir uma campanha de prevenção ao diabetes, com foco principalmente nos comerciários da cidade, para depois envolver outras categorias. “O diabetes é uma doença séria e tem atingido cada vez mais pessoas em Ilhéus”, ressaltou a presidente da Associação dos Diabéticos de Ilhéus, Célia Cardoso. O presidente do Comitê das Entidades Sociais, Mirinho Duarte, disse que é grande o número de amputações realizadas semanalmente na cidade e reforçou a necessidade de uma mobilização grande para que as pessoas façam os exames de detecção e, descobrindo a doença, possam iniciar rapidamente o tratamento.

Os representantes das entidades do comércio abraçaram a iniciativa e se colocaram à disposição para apoiar o projeto no que preciso for. A presidente do Sindicato dos Comerciários, Crismélia Mali Moreira, já envolvida no projeto inicial, disse que vai buscar apoio junto aos médicos e dentistas da entidade para a realização da campanha.

Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus apoiou a iniciativa. Vamos nos reunir mais vezes. Aguardaremos o projeto prático elaborado por vocês, para que nós comerciantes participemos dessa mobilização e, sobretudo, alertemos os comerciários quanto à importância de cuidar da saúde”, destacou Paulo Ganem presidente da CDL de Ilhéus, endossado por Antônio Costa, presidente do Sicomércio e Antônio Marco, presidente da ACI.

O DIABETES

A Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE, mostra que o diabetes atinge 9 milhões de brasileiros. O Diabetes Mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura). Se não tratado, o diabetes sobre causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame), e infarto.