Entidades do varejo estão partindo para cima dos e-commerces estrangeiros, como a Shein, Shopww e AliExpress. Representantes do setor no Brasil vêm pressionando o governo e o Congresso para melhorar a competição com as empresas.

Segundo essas entidades, as empresas nacionais estão sendo prejudicadas, alegando que tais e-commerces não pagam tributos e não respeitam regulamentações de segurança e antipirataria no país. As estrangeiras negam, e dizem que atuam conforme as regras.

Estima-se que a evasão fiscal por conta desse cenário gire em torno de R$ 14 bilhões anuais. As entidades dizem ainda que, com o aumento das vendas, a situação vem piorando, dizem as entidades.

As varejistas brasileiras apontam que o problema ocorre, principalmente, por causa do atual esquema de tributação na importação de produtos. Compras internacionais entre pessoas físicas são isentas de taxas até o valor de US$ 50. Muitas vezes, vendas em plataformas estrangeiras são consideradas transações desse tipo.