Metas e indicadores de Infraestrutura e Defesa Civil que permitam à população e ao governo monitorarem ações implementadas para melhoria das ruas do município ou para as mais de 17 mil pessoas que moram em aglomerados subnormais, ou ainda para as 48 áreas que necessitam de ações preventivas, foram algumas das abordagens na sétima reunião aberta promovida pelo Comitê Estratégico Ilhéus Sustentável (CEIS), nesta quarta-feira (21), na Câmara de Vereadores.

O encontro reuniu sociedade civil e representantes do governo para discutirem os temas. O secretário municipal de Infraestrutura, Átila Dócio, e equipe, e o coordenador de Defesa Civil, Joandre Neres, apresentaram as quatro metas e os 11 indicadores escolhidos para serem atualizados, disponibilizados e monitorados ao longo desta gestão.

Aumentar o indicador de ruas pavimentadas, calçamentos restaurados, prédios públicos pavimentados e revitalizados, e ainda, a quilometragem de rotas para bicicletas e corredores de ônibus, e reduzir o número de mortes e perdas por desastres causados por chuvas, por exemplo, foram alguns dos indicadores que deverão ser cumpridos até 2020, de acordo com o percentual sugerido. Os dados estão alinhados ao PPA e aos eixos do Programa Cidades Sustentáveis Bens Naturais Comuns, Planejamento e Desenho Urbano, Melhor Mobilidade Menos Tráfego, Do local para o Global, além de dialogarem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Ao fim da realização das reuniões abertas com todas as secretarias, será elaborado o Plano de Metas de Ilhéus, previsto na Lei Orgânica desde 2008 e implementado pela primeira vez no município. O documento funcionará como uma bússola, por meio do qual tanto a população quanto o poder público saberão o diagnóstico da cidade e como quer que ela esteja em 2020 nas áreas escolhidas para serem monitoradas. Para isso, será atualizada a plataforma de indicadores, que está em fase inicial, mas já apresenta alguns dados que podem ser acessados em www.cgm.ilheus.ba.gov.br

Esta reunião aberta fez parte da Campanha do Plano de Metas Participativo da Gestão 2017-2020 do Município, que até o momento já realizou encontros temáticos de Educação, Saúde, Cultura, Desenvolvimento Sustentável e Serviços Urbanos, Agricultura, Pesca, Indústria e Comércio e Desenvolvimento Social. A iniciativa é da Prefeitura de Ilhéus por meio da Controladoria Geral do Município e é parte do compromisso assumido pela atual gestão com o Programa Cidades Sustentáveis, articulado localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus.

 

Agenda de reuniões temáticas

Os encontros serão sempre no Plenário da Câmara de Vereadores de Ilhéus, de 9h às 12h. Os próximos são: 05/12 – 8º Encontro Temático do CEIS, com os temas “Planejamento, Administração, Finanças, Governo, Relações Institucionais, Assessoria Jurídica e Controle Interno, Comunicação Social e Gabinete do Prefeito”. A DEFINIR – Audiência Pública para Apresentação e Discussão da Proposta de Plano de Metas da Gestão 2017-2020.