Está chegando perto da eleição, então quem quiser votar, fugir de multas ou perder alguns direitos é hora de regularizar o título. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA) o prazo vence dia 4 de maio. Na Bahia, são 10.246.342 eleitores, sendo que 1.629.170 estão com os títulos cancelados. Em Salvador são 1.928.771 eleitores, mas 267.680 estão com o documento cancelado.

Já em Feira de Santana são 409.145 eleitores e destes, 45.738 títulos estão cancelados; e em Vitória da Conquista com 237.309 eleitores, 34.453 deles estão com seus títulos cancelados. “Além de ficar impedido de participar das Eleições Gerais 2022, quem está com o título cancelado poderá sofrer com as sanções previstas pelo artigo 7º do Código Eleitoral (Lei nº 4.737)”, informa o TRE/BA. O cidadão fica também impedido de:

Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição; participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias.

Além disso, não poderá obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda ou obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Res.- TSE nº 21.823/2004.

É possível votar a partir dos 16 anos. Sendo que, conforme a Constituição Federal, o voto é facultativo para os eleitores com idade entre 16 e 17 anos, passando a ser obrigatório a partir dos 18 anos de idade. Considera-se também facultativo o voto dos eleitores idosos acima dos 70 anos. Os jovens que completarão 16 anos até 02 de outubro, data da realização do 1º turno das Eleições Gerais 2022, também podem requerer o título até o próximo dia 04 de maio.

“Solicitei meu 1º título em janeiro, fiz tudo pela internet e  posso votar este ano. Estou ansiosa. Já ouço tudo o que os prováveis candidatos estão dizendo. Quero escolher aquele que melhor representa meus anseios”.