O futebol feminino vem crescendo cada vez mais no Brasil. Na Bahia, não é diferente. A Federação Bahiana de Futebol não abre mão, a cada ano, de realizar o campeonato estadual da categoria.
Nesta quarta-feira (18), a entidade lançou mais uma edição do campeonato. Na sede da FBF foi realizada a Reunião do Conselho Técnico do Baianão Feminino 2019.
Presidentes e dirigentes de clubes e Ligas Desportivas, técnicos e profissionais de imprensa se reuniram com a diretoria da FBF para conhecerem os participantes, divisão dos grupos e definirem a fórmula de disputa. O encontro foi comandado pelo presidente da entidade, Ricardo Lima, e contou com participação do vice-presidente, Manfredo Lessa, da diretora de competições, Taíse Galvão, do coordenador de registros e transferências, Felipe Quadros, do assessor da presidência, Silvio Mendes Jr, e do presidente e vice-presidente da CEAF-BA, Jailson Macêdo e Vidal Lopes, respectivamente.
Neste ano, 18 filiados disputarão o certame, que será iniciado em 6 de outubro e encerrado em 30 de novembro. São eles Associação Desportiva Jequié, Associação Desportiva Lusaca, Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Olímpia, Flamengo de Feira Futebol Clube Feminino, Galícia Esporte Clube, Juventude Esportiva de Vitória da Conquista, Liga Araciense de Desportos, Liga Conquistense de Desportos Terrestres, Liga Desportiva de Amadores Maracaense, Liga Desportiva de Poções, Liga Desportiva Jaguaquarense, Liga Desportiva Queimadense, Liga Desportiva Serrinhense, Liga Desportiva Ubairense, Liga Esportiva Salinense, Liga Feirense de Desportos e São Francisco do Conde Esporte Clube.
Os candidatos ao título foram divididos em 6 grupos regionalizados de três equipes para a fase de classificação. No Grupo 1 ficaram Arací, Queimadas e Serrinha. No Grupo 2, Feira de Santana, Salinas da Margarida e São Francisco. No Grupo 3, Bahia, Galícia e Olímpia. O Grupo 4 ficou composto por Flamengo, Jaguaquara e Ubaíra. O Grupo 5, por Jequié, Maracás e Poções. Já no Grupo 6 ficaram Juventude, Lusaca e Vitória da Conquista.
Na 1ª fase, as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta dentro de cada grupo. As duas melhores colocadas avançam para a 2ª fase (Oitavas de Final).
Nas oitavas, as 12 equipes classificadas serão redivididas em seis grupos de duas cada. Elas se enfrentarão dentro dos respectivos grupos, apenas em jogos de ida.
Às seis vencedoras se unem as duas perdedoras com melhor índice técnico para as quartas de final, onde serão, novamente, redivididas em quatro grupos de duas. Os jogos das quartas também acontecerão no sistema apenas de ida.
As quatro vencedoras fazem a semifinal, também em jogos de ida. Já a final será disputada em jogos de ida e volta.
A melhor campanha será vantagem apenas para definição do mando de campo nas fases com jogos de ida e no duelo de volta da final. Em caso de empate nas fases decisivas, a decisão será nas cobranças de pênaltis.
O Baianão Feminino terá um total de 50 jogos. Nas partidas, cada equipe poderá fazer até cinco substituições indistintamente.
A FBF divulgará em breve o regulamento e a tabela completa da competição.

Clique aqui e confira a galeria de fotos da reunião