Vem aí mais uma edição do campeonato reconhecido por revelar aos baianos promessas e futuros craques dos clubes do estado. O Baianão Sub-15 e Sub-17 está de volta.
A edição 2019 da competição foi apresentada na tarde desta quarta-feira (21), na sede da Federação Bahiana de Futebol. No local, o presidente da entidade, Ricardo Lima, e o vice-presidente, Manfredo Lessa, comandaram a Reunião do Conselho Técnico do certame, o primeiro a ser realizado em sua gestão.
Fórmula de disputa, regulamento e grupos da 1ª fase foram definidos com a participação dos clubes. Todos os detalhes foram discutidos entre a diretoria da FBF e os representantes das equipes participantes.
Neste ano, 14 agremiações disputarão o estadual, em ambas as categorias, entre 7 de setembro e 23 de novembro.
Tanto no Sub-15 como no Sub-17, as equipes foram divididas em dois grupos para a fase de classificação. O Grupo 1 terá ABB, Galícia, Jacuipense, Juazeirense, PFC-Cajazeiras, Redenção e Vitória. Já o Grupo 2 terá Astro, Bahia, Bahia de Feira, Canaã, Fluminense, Maragojipe e Vitória da Conquista.
As equipes se enfrentarão, dentro de cada grupo, no sistema apenas de ida. As quatro primeiras colocadas de cada grupo avançam para as quartas de final.
Para as quartas, as oito equipes serão redistribuídas em quatro novos grupos. No Grupo 3, a 1ª d GR 1 x 4ª do GR 2. No Grupo 4, a 1ª do GR 2 x 4ª do GR 1. No Grupo 5, a 2ª do GR 1 x 3ª do GR 2. E no Grupo 6 a 2ª do GR 2 x 3ª do GR 1.
Após jogos de ida e volta, as quatro vencedoras se classificam para as semifinais, onde serão divididas em dois grupos, também com confrontos de ida e volta.
As duas vencedoras decidem o título, em dois jogos. O sistema de disputa vale para as duas categorias.
Será disputado um total de 57 jogos, em 13 datas. A FBF utilizará dez sábados e três quartas-feiras (Devido à impossibilidade de utilizar os dois finais de semana do ENEM).
Na categoria Sub-15), as partidas terão duração total de 70 minutos, divididos em dois tempos de 35. No Sub-17, os jogos terão 90 minutos, divididos em dois tempos de 45.
Os clubes têm até 4 de setembro para inscreverem o mínimo de 18 atletas. Já o término das inscrições, sem limite máximo, será no dia 23 de outubro.
Na oportunidade, os participantes ainda assistiram às palestras do vice-presidente da FBF, Manfredo Lessa, sobre Aspectos Disciplinares da competição; do presidente da CEAF-BA, Jailson Macêdo, sobre os Aspectos de Arbitragem; do coordenador de Registros e Transferências, Felipe Quadros, sobre Aspectos de Inscrições de Atletas; e da diretora de competições, Taíse Galvão, sobre os Aspectos Técnicos da competição.
A tabela completa e o regulamento do Baianão Sub-15 e Sub-17 2019 serão divulgados posteriormente no site oficial da entidade.