A morte da Rainha Elizabeth II trouxe o resgate de memórias de inúmeros fatos marcantes do seu longevo reinado, incluindo suas visitas ao Brasil.

Em uma dessas visitas, a rainha passou por Salvador. No ano de 1968, a monarca, em viagem pelo Brasil, esteve na capital baiana e foi ‘alvo’ de inúmeros fotógrafos que buscavam o melhor registro daquele momento. Um desses era Anízio Carvalho, o responsável por uma imagem que acabou se tornando histórica.

Uma reportagem do jornal Correio* revelou a história por traz da foto. Quem contou foi o próprio Anízio, que hoje tem 92 anos.

Posicionado próximo ao 2° Distrito Naval da Marinha do Brasil, no Comércio, o autor da foto encontrou um obstáculo. O guarda civil no local impedia que ele se aproximasse para fazer o registro, apesar das tentativas de convencimento por parte de Anízio.

Mesmo assim, ele se antecipou. Preparou disfarçadamente a sua câmera, uma Rolleiflex, enquanto a rainha se aproximava em um Lincoln conversível, de 1935. Em sua cola, estava o tal guarda civil que reiteradamente dizia que ele não faria a foto.

“Então eu botei a Rolleiflex de cabeça para baixo. Quando ela colocou a perna para fora do carro, eu tossi para disfarçar o disparo e fiz a minha foto”, contou Anízio em entrevista ao Correio*.

O fotógrafo celebra o momento como  “um dos seus maiores feitos”. A imagem rodou o país e foi manchete do jornal em que trabalhava com o título de ‘joelho imperial’.