Por meio da solicitação do Prefeito Mário Alexandre, a Guarda Civil Municipal de Ilhéus (GCM) apresentou junto à Polícia Federal (PF) o Termo de Cooperação Técnica com requisição do porte institucional de arma para a categoria, na sede do órgão em Salvador. Todos os pré-requisitos exigidos para o porte institucional, foram avaliados e atendidos.

..

De acordo com o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ilhéus, Leonardo Bandeira, o porte institucional confere a permissão do porte de arma no exercício do guarda civil municipal. “Independente de toda educação e preparação que um agente de segurança pública tenha, infelizmente a cultura no mundo é que se não está armado, não tem força policial. E isso é o que o Prefeito Mário Alexandre tem buscado para atender um pedido da nossa categoria e que ele se comprometeu honrar”, destacou o Comandante da GCM de Ilhéus, Bandeira, que também acrescentou que esse é um anseio antigo de toda a categoria e de todas as guardas não só da Bahia, mas como também do Brasil, de ser reconhecida realmente como força policial. Por isso, Bandeira considera que esse é mais um passo importante dado pela gestão municipal e que traduz na valorização da categoria.

Com a autorização concedida pela Polícia Federal, uma capacitação de porte institucional será realizada para todo o efetivo da GCM. O Comandante Leonardo Bandeira estendeu a agenda na capital baiana para audiência na sede da Polícia Rodoviária Federal, para Protocolo com outras solicitações para a GCM junto ao órgão.