Estudantes do curso técnico de logística, do SENAI, procuraram o advogado e vereador Cosme Araújo na última terça-feira, 25, em Ilhéus, para tratar de assuntos que vêm causando dores de cabeça. Antes, os estudantes procuraram a Associação de Transportes Público de Ilhéus (Atranspi), automatizado com o Sistema Inteligente de Transporte, responsável pelas duas empresas e pelas vendas de passagem. Os estudantes saíram  da sede da Atranspi constrangidos, pois, a associação negou em emitir cartão Ilhéuscard, já que é um direito constitucional.

O beneficio do cartão é destinado aos estudantes para poderem viajar nos transportes coletivos pagando meia passagem, contudo, as empresas estão negando este direito. Estudantes foram convidados pelo vereador Cosme Araújo que conseguiu o espaço de 10 minutos na sessão, que oportunidade, fizeram uma exposição de motivos e o desespero pelo qual estão passando.

No caso concreto, a Lei Orgânica não está sendo respeitada,  Constituição  Estadual, Constituição Federal, bem como as leis infraconstitucionais, inclusive, determinação judicial recentemente proferida pela justiça local.

Os comentários na cidade é que, os conchavos existentes entre várias autoridades a nível municipal e estadual no quesito transportes (também) estancam os direitos dos estudantes. Isto, verdadeiramente é deplorável sob todos os aspectos. Com a palavra o Promotor com atribuições do direito do consumidor.