A Câmara de Vereadores de Itabuna, discutirá a gestão da água, bem como a real situação da bacia hidrográfica que abastece a cidade. A sessão especial está marcada para o dia 24 de abril (quarta-feira) às 17h00, e tratará de temas como captação e distribuição de água, saídas para a EMASA, educação ambiental, poluição de rios e sustentabilidade.
A sessão promovida pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Meio ambiente, vereador Jairo Araújo (PCdoB), tem como objetivo apoiar políticas públicas, que promovam o desenvolvimento sustentável. “É necessário ampliar o debate para a atual realidade do ponto de vista ambiental. Vamos discutir também sobre a qualidade e o desperdício de água. A intenção é encontrar uma solução que considere os anseios da população.” afirma.
Entre os convidados, Jader Guedes, presidente da EMASA, Maurício Santana Moreau, pós-doutorado em planejamento e gestão de recursos naturais e Professor do Departamento de Ciência Agrárias e Ambientais – UESC, Danillo Assunção, coordenador geral do Sindae e engenheiro Sanitarista e Valerie Nicollier, diretora de Sustentabilidade e Integração Social da Universidade Federal do Sul da Bahia.
A Lei Federal (nº 9.433/1997) de recursos hídricos, prevê que a gestão das águas deve acontecer de forma descentralizada e participativa, contando com a atuação do Poder Público, usuários e das comunidades. Também determina que, em situações de escassez, o uso prioritário da água é para o consumo humano e de animais.