Gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Itabuna se reúnem nesta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, para discutir os “Desafios do SUS em Tempos de Pós-Pandemia”. O ciclo de debates, chamado de Pré-Conferência, antecede a 9ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada no próximo dia 28, pela Prefeitura de Itabuna e o Conselho Municipal de Saúde.

O ciclo de debates está sendo realizado em diferentes áreas da cidade, para contemplar os quatro módulos em que a cidade foi dividida pelo Departamento de Atenção Básica (DAB): UniFTC, centro, USEMI, zona sul, Faculdades Santo Agostinho, zona oeste, e Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), no bairro de Fátima, na zona leste.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, disse em entrevista que mesmo com os avanços na prestação de serviço e na oferta de atendimento nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, os cidadãos podem sugerir mudanças. Ela destacou que essa participação é fundamental e que cada um dê sua contribuição.

Presente na manhã desta quarta-feira, 20, na unidade da UniFTC, na Avenida Inácio Tosta Filho, centro, a subsecretária municipal de Saúde, Lânia Peixoto, explicou que o objetivo das Pré-Conferências em etapas, foi facilitar o acesso de todos os envolvidos no sistema para que possam participar e dar sua contribuição. “Este é o momento de cada um trazer suas necessidades e participar do processo de construção de propostas para o SUS”, afirmou.

Ela lembra que a Pré-Conferência tem papel muito importante na dinâmica de definição dos temas e construção das diretrizes e propostas que serão apresentadas na 9ª Conferência Municipal de Saúde. “Reunimos pessoas com olhares diferentes, de acordo com a necessidade de cada região da cidade. ,É o momento de despertar as corresponsabilidades”, acrescentou.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Liamara Bricídio, ressaltou que a participação popular neste momento de definição das políticas públicas é muito importante. “Não há nada mais legítimo do que o usuário do SUS dizer o que realmente precisa ser melhorado. E, um dos pontos que vamos abordar está relacionado às cotas para os exames médicos”, disse.

Na  tarde desta quarta-feira a Pré-Conferência da zona sul aconteceu na USEMI, no Bairro São Caetano, das 13h30min às 17 horas. Amanhã, quinta-feira, dia 21, será das 8 às 12 horas, na Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), na Avenida Ibicaraí, Bairro Nova Itabuna, e das 13h30min às 17 horas, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Igreja dos Mórmons), na Rua Gabriel Moes, Bairro de Fátima.