O cantor e compositor baiano Gilberto Gil receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Nova de Lisboa, em cerimônia agendada para o dia 31 de outubro. A atribuição do título ao artista é ponto de partida para o Ciclo Brasil na NOVA, em homenagem ao cantor, com um conjunto de concertos e iniciativas para ecoar a obra do baiano e refletir sobre ela a partir da perspectiva da Universidade.

Na véspera da entrega, o cantor se apresenta na capital portuguesa, no Coliseu de Lisboa, e em Porto, no Coliseu Porto Ageas, no dia 2 de novembro, quando encerra mais uma turnê na Europa.

“Para a Universidade NOVA de Lisboa, é uma honra e um privilégio distinguir Gilberto Gil, símbolo da cultura lusófona e inspiração para várias gerações. Tal como Gilberto Gil, também a NOVA acredita no poder transformador da Educação e na importância da Cultura como pilar fundamental da sociedade. Esta homenagem representa, também, o nosso compromisso com a excelência e a diversidade, valores que tão vividamente personifica”, disse João Sàágua, Reitor da universidade.

O ciclo será iniciado no dia 22 de outubro com o concerto “Ventos do Brasil e de Portugal”, resultado da colaboração entre a Orquestra Metropolitana de Lisboa, o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da NOVA FCSH e a Embaixada do Brasil.

Gilberto Gil comemora 60 anos de carreira. O músico foi premiado com nove Grammy Awards, nomeado Artista da Paz pela UNESCO e Embaixador da ONU para a agricultura e alimentação, além de ter conquistado várias condecorações e prêmios, como égion d’ Honneur de França, o prémio Polar de Música do Ano, concedido pela Academia Real Sueca de Música, entre outros.