Mais três mil quilômetros de estradas serão recuperados por meio de oito consórcios formados por 126 municípios baianos. Os contratos foram assinados, nesta quarta-feira (24), pelo governador Rui Costa e pelos presidentes dos consórcios, no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Ao todo, somando parcerias que já estão em execução, são dez consórcios abrangendo 160 cidades.
Rui destacou que estão sendo investidos quase R$ 15 milhões por meio dos consórcios. “Alguns já começaram os serviços e, para os mais eficientes, nós vamos acelerar e ampliar os contratos. Inclusive, vamos equipar alguns com usinas de asfalto”. O governador afirmou ainda que os consórcios não retiram do Estado a responsabilidade pela recuperação de estradas maiores. “As obras mais caras e mais complexas, o Estado vai licitar para uma empresa fazer. As menores, uma operação tapa buraco, uma limpeza da drenagem, que são ações importantes, podem receber a manutenção dos consórcios. Se isso não for feito, a água e as raízes vão penetrando embaixo do asfalto”, comentou.
De acordo com Rui, o Estado decidiu investir neste modelo de consórcios por ser mais barato para os municípios. “Nós já estamos avançados com os consórcios de saúde e agora pretendemos avançar com esses de infraestrutura. O custo desse modelo é muito menor e, por isso, podemos atender mais municípios e, consequentemente, beneficiar mais pessoas”, explicou.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.