O serviço de internação domiciliar ‘Cuidar em Casa’, que vai oferecer atendimento 24 horas pelo SUS começa a funcionar nesta quinta-feira (26) na Bahia. Administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), o serviço deve atender aproximadamente 350 pacientes em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi. De acordo com a Sesab, a previsão é de expansão para Alagoinhas, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Itapetinga, Poções, Itacaré, Itambé, São Félix do Coribe e Luís Eduardo Magalhães nas próximas semanas.
“Este é um serviço inovador, e a previsão é que em até seis meses todas as 28 regiões de saúde estejam operacionais”, ressalta o secretário Fábio Vilas-Boas. De acordo com a Sesab, serão investidos anualmente cerca de R$26,6 milhões para execução dos serviços de saúde no domicílio, que inclui ainda assistência ventilatória domiciliar.
Atualmente já eram oferecidos atendimentos pontuais de médicos, fisioterapia e enfermagem, passando a garantir a assistência integral 24h por dia em casa. O programa contempla ainda a oxigenoterapia domiciliar, para pacientes cronicamente dependentes de oxigênio ou de ventilação mecânica.
Para ter acesso ao programa, os pacientes devem estar internados em unidades hospitalares da rede estadual, sem perspectiva de alta em 30 dias. A família, por sua vez, precisa preencher alguns critérios sociais, incluindo condições da habitação e disponibilidade de acompanhantes.
Sem Comentários!
Não há comentários, mas você pode ser o primeiro a comentar.