Três projetos de financiamento ligados a saúde, desenvolvimento sustentável e saneamento, solicitados pelo Governo da Bahia junto a grupo internacionais, foram aprovados nesta quinta-feira (27) pelo Governo Federal através da Cofiex – Comissão de Financiamentos Externos do Governo Federal, ligada à Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento e Orçamento. Ao todo, serão U$ 413 milhões de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

O primeiro projeto é o Programa de Fortalecimento do SUS na Bahia. O “PROSUS II” deve ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde na rede de atenção, com foco na atenção básica. O segundo projeto visa o desenvolvimento sustentável da Mata Atlântica da Bahia, comproteção de recursos naturais, ênfase no meio rural, entre outras iniciativas. O “Parceiros da Mata” ficará a cargo da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.

A terceira proposta é o Programa Integrado de Saneamento e Recursos Hídricos e seus Impactos na Saúde da população do Estado da Bahia, coordenado pela Seplan com a execução compartilhada pelo Inema – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Cerb – Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia. O objetivo do programa é promover o desenvolvimento social, ampliando o acesso à água.