As homenagens em louvor a Nossa Senhora Sant’Ana movimentaram a comunidade católica do distrito do Rio do Engenho, no último domingo (30), em Ilhéus, com o resgate da procissão marítima que culminou com a celebração de missa no santuário de Sant’Ana, coordenada pelo padre Jefferson Santos. Na ocasião, os fiéis aguardavam a chegada da imagem da santa na capela para celebrar a missa solene que encerrou as festividades com a benção do Santíssimo Sacramento.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, José Nazal (que representou o prefeito Mário Alexandre) lembrou que o cortejo marítimo contou com o apoio de contingentes locais da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militares de Ilhéus e Guarda Civil Municipal. Sua realização foi um esforço do padre Jefferson Santos que conseguiu resgatar a procissão fluvial, que não era realizada há quase três décadas. Prestigiaram ainda as festividades os secretários de Sérgio Souza (Relações Institucionais), Alisson Mendonça (Governo), Angelito Dias (Agricultura, Pesca e Ações Regionais), Eliane Oliveira (Educação), além do vereador Paulo Anunciação (Paulo Meio Quilo).

A igreja Nossa Senhora de Sant’Ana é antiga sesmaria de Mem de Sá, terceiro governador-geral do Brasil, a partir de 1548, onde foi implantado o primeiro engenho de açúcar e aguardente da capitania hereditária. Historiadores contam que a capela é considerada uma das mais antigas de que se tem notícia no Brasil, tanto as ruínas do engenho, quanto o santuário de Senhora Sant’Ana, tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).